Brasil é o 2° país com mais fraudes de cartões no mundo

49% dos brasileiros disseram ter sofrido algum tipo de fraude com cartões

Giovanna Sutto

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SÃO PAULO – O Brasil ficou em segundo lugar no ranking de fraudes com cartões nos últimos 5 anos, atrás somente do México. 49% dos brasileiros disseram ter sofrido algum tipo de fraude com cartões. Esse foi o resultado de uma pesquisa feita pela Consumer Card Fraud 2016, em parceria com o Aite Group. No último estudo realizado sobre o assunto, em 2014, o Brasil estava em 8° lugar.

O levantamento questionou mais de 6.000 consumidores em 20 países e revelou que as fraudes com três tipos de cartões (débito, crédito e pré-pago) são crescentes em todo o mundo. Em comparação à pesquisa divulgada em 2014, 14 nações relataram um aumento nas fraudes. México, Brasil e Estados Unidos lideram o ranking, com 56%, 49% e 47% das pessoas afirmando ter sofrido algum tipo de fraude nos últimos cinco anos, respectivamente. As regiões com menores índices são Holanda (14%) e Hungria (9%). 

“Não é surpresa que há uma relação direta entre as fraudes e a baixa confiança do consumidor. E, como os dados ilustram, é mais crítico do que nunca que as instituições financeiras implementem e mantenham ativamente soluções eficazes de prevenção de fraude que atendam às necessidades de segurança e experiência do cliente”, afirma Andreas Suma, vice-presidente da ACI Worldwide, empresa especializada em soluções de pagamentos e serviços bancários eletrônico. 

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Com 2.260 violações de dados confirmadas só em 2015, a segurança continua a ser uma questão essencial dentro da indústria de serviços financeiros e entre os consumidores. Apesar da adoção de soluções de análise de fraude por parte dos bancos e comerciantes, juntamente com o uso massivo do EMV (cartão com chip) na maioria dos países, as fraudes de cartões seguem em crescimento em grande parte do mundo.

O que aumenta o número de fraudes? 

Comportamentos de risco, como deixar o celular desbloqueado quando não está em uso ou carregar a senha do cartão anotada consigo, têm relação direta com as fraudes, e o risco tem crescido cada vez mais devido ao aumento global no uso de smartphones e tablets. Globalmente, 54% dos consumidores apresentaram ao menos um comportamento arriscado, contra 50% em 2014. Entre essas pessoas, 58% já sofreram fraude. Já entre os mais cuidadosos, 36% passaram por essa situação. 

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Insatisfação

Além do número elevado de fraudes, o Brasil é, ainda, o país com os consumidores mais insatisfeitos com o tratamento dos bancos após essa experiência. Apenas 65% das pessoas estão parcialmente ou plenamente satisfeitas com suas instituições bancárias, enquanto, nos Estados Unidos, país com os consumidores mais satisfeitos com o tratamento dos bancos, esse número sobe para 90%. 

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.