O que você nunca soube (mas precisa saber) sobre o seu cartão de crédito

Embora os cartões de crédito estejam nas mãos de grande parte das pessoas, muitas desconhecem informações importantes a seu respeito

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – Boa parte da população brasileira possui um cartão de crédito no bolso – mas poucos realmente sabem como ele funciona. Não entendem como são calculadas taxas e os juros cobrados pelos bancos. Mais surpreendente ainda, muitas pessoas também não sabem quais as partes formam um cartão de crédito.

O blog The Simple Dollar fez uma lista com informações importantes sobre seu cartão de crédito que, provavelmente, você já se perguntou:

Os números
Todos os cartões de créditos possuem 16 dígitos numéricos. Ao contrário do que se pode imaginar, nem todos são usados para te identificar, mas possuem outras informações úteis. O sistema numérico foi criado para garantir estabilidade para fornecedores e processadores.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

As informações de seu cartão, com o tipo – a famosa “bandeira” – ou quem o emitiu, estão contidas no número do próprio. O primeiro dígito do cartão determina qual a bandeira do cartão, sendo:

3 – American Express e Diners Club
4 – Visa
5 – MasterCard, ELO
6 – Discover

Os dígitos 2 a 6 indicam qual o banco emissor, enquanto os de 7 a 15 trazem o número da conta bancária e são únicos. O dígito final é chamado dígito de verificação e é usado por um algoritmo para determinar se o número provido é valido.

Continua depois da publicidade

O código de segurança
Na maioria das vezes em que fazemos uma compra por telefone ou online, é requisitado o código de três números de trás do cartão ou o de quatro números da frente de um cartão American Express. No Brasil, chamamos a sequência de “código de segurança”.

Caso vá fazer alguma compra por site ou telefone estrangeiro, saiba que o código pode ter três nomes diferentes: CVD (Card Verification Data), CVN (Card Verification Number) ou CVV (Card Verification Value). 

O código é usado como uma validação adicional para as transações em que o cartão não se encontra presente. É um número que não deve ser registrado ou guardado por vendedores, lojas online e sistemas de pagamento virtual.

A tarja
A tarja que acompanha todo o comprimento do cartão – a mesma que é passada nas máquinas de cartão de crédito – é feita com partículas de metal e magnetizada para, também, guardar informações.

São três as linhas de informação que ela possui, das quais geralmente apenas duas são usadas: as duas primeiras são apenas para leitura, ou seja, as informações podem ser lidas, mas não alteradas; a última contém informações que podem ser alteradas durante a transação e guarda informações de segurança.

Mas fique tranquilo: elas não contém informação pessoal do dono do cartão, como o endereço e data de nascimento, igual dizem mitos populares. As informações da tarja são as visíveis no cartão e alguns dados de segurança.

Funciona como um empréstimo
Na realidade, o cartão de crédito também é um simples empréstimo. Quando você resolve parcelar uma fatura, pagando o valor mínimo, você acaba contraindo um empréstimo. E como qualquer outro banco, ele também cobra taxas por tal empréstimo.

Por exemplo: se você parcela uma fatura em 12 vezes, terá de pagar um juro em cada uma das parcelas. No final, aquela fatura original sairá muito mais cara do que se tivesse pago logo de início. 

As taxas de juros variam
Nem todos os cartões de crédito cobram os mesmos juros, incluindo cartões que possuem a mesma bandeira. É o banco que determina os juros específicos de cada cartão, ou seja: os juros de um cartão Visa emitidos pelo banco X podem ser maiores do que os juros de um Visa do banco Y.

Os juros também variam de acordo com o tipo de transação. Saques em dinheiro dinheiro geralmente são cobrados com juros maiores do que compras e não podem são cobertos durante o período sem juros dos cartões.

As letras pequenas
Não importa o quão simples sejam, elas não podem ser entendidas se não forem lidas. Por isso, o mais importante ao pegar um cartão de crédito, é ler o contrato.

Ele deixa claro quais as taxas que serão cobradas e por quanto tempo a taxa é garantida, como é calculada e outras informações, como seus direitos e responsabilidades com o cartão.a