Consumidor tem evitado os juros do cartão, diz pesquisa

De acordo com a Abecs, somente 4% pagaram o valor mínimo, enquanto 8% optaram por fazer o parcelamento da fatura

Estadão Conteúdo

Publicidade

Nova pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) feita pelo Instituto Datafolha e divulgada nesta segunda-feira, 16, mostra que 85% dos usuários de cartão de crédito pagaram o valor integral da sua última fatura no mês de maio. O estudo, que vem sendo realizado mensalmente pela Abecs, mostrou ainda que 88% pretendem fazer o mesmo no próximo vencimento.

De acordo com a Abecs, somente 4% pagaram o valor mínimo, enquanto 8% optaram por fazer o parcelamento da fatura. “Isso mostra que a grande maioria das pessoas costuma fazer bom uso do cartão de crédito e sabe aproveitar seus benefícios sem pagar juros”, destaca a Associação, em nota.

O valor da última fatura, conforme a Abecs, estava de acordo ou abaixo do orçamento mensal de 85% dos usuários entrevistados. Além disso, a maioria (73%) não deixou de pagar nenhuma fatura nos últimos 12 meses. Dentre os entrevistados que em algum momento nesse período deixaram de pagar a fatura – valor integral ou mínimo – na data de vencimento, 85% informaram já ter quitado a dívida em questão.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A pesquisa feita pelo Datafolha a pedido da Abecs mostrou ainda o uso da modalidade de parcelamento sem juros do cartão de crédito, oferecida pelas lojas e considerada um dos grandes benefícios do cartão. Foi identificado que 69% das pessoas parcelaram alguma compra sem juros no mês anterior, atitude mais comum entre as mulheres (72%) do que entre os homens (66%). A modalidade mais usada na classe D (72%) – seguida pelas classes C (70%), B (69%) e A (66%) -, bem como na região Sul (79%) – seguida por Norte/Centro-Oeste (74%), Nordeste (73%) e Sudeste (64%).

Compra pela internet

No período avaliado, 21% dos usuários fizeram compra pela internet com o cartão de crédito, segundo a Abecs. A participação dos homens ficou acima da média, com 23%, enquanto 18% das mulheres compraram com cartão em lojas virtuais. Já o público mais jovem, de 18 a 25 (28%) e de 26 a 39 anos (29%) também foi destaque, seguido por pessoas de 40 a 55 (13%) e de 56 anos ou mais (9%). Mais da metade (55%) dos consumidores de classe A usaram o cartão na web, seguidos pelos de classe B (26%), C (11%) e D (3%).

Continua depois da publicidade

A pesquisa foi realizada com mais de mil portadores de cartão de crédito, entre homens e mulheres com 18 anos ou mais, pertencentes a todas as classes sociais, em 84 cidades de todo o País, segundo a Abecs.