Antecipação de recebíveis promete facilitar uso de cartão por comerciantes

Serviço permite a antecipação dos recebíveis a juro zero

Nara Faria

Publicidade

SÃO PAULO – Uma possibilidade de antecipações dos recebíveis no cartão de crédito promete ser uma alternativa para por micro, pequenos e médios comerciantes, que com a disseminação do uso de cartão de crédito, enfrentam o desafio de esperar até 30 dias  para o dinheiro das  vendas cair na conta.

O serviço, disponiliizado pelo Banco Bonsucesso, se compromete a antecipar os recebíveis a juro zero. “O Giro Certo [nome dado à ferramenta] funciona como uma plataforma de conta corrente para o pequeno empresário ou empreendedor, que recebe o dinheiro das vendas realizadas com cartão de crédito em até 24 horas”, explica Frederico Penido, vice-presidente do banco.

De acordo com o banco, o funcionamento do cartão é simples e não exige do microempresário comprovação de renda nem consulta aos serviços de proteção ao crédito.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Com isso, mesmo um cliente negativado pode usar o produto. O limite é atrelado ao volume de vendas com pagamentos feitos via cartão de crédito de qualquer bandeira e, no caso de saques, a taxa de juros incide diariamente e não mensalmente como nas tradicionais operações de antecipação de recebíveis. “O microempresário pode, com o limite flutuante, realizar compras, pagar fornecedores ou realizar qualquer outra movimentação que aceite cartão de crédito como meio de pagamento”, diz Penido.

O produto, disponível há pouco mais de quatro meses, tem como público-alvo qualquer empreendedor que utilize cartões como meio de pagamento, como taxistas, feirantes, ambulantes, vendedores porta a porta, lanchonetes, borracharias, restaurantes, salões de beleza, MEI (Micro Empreendedores Individuais), entre outros

Como funciona
De acordo com a instituição financeira, a antecipação acontece de forma automática, sem a necessidade de assinar qualquer contrato ou documento específico para essa operação. Todos os dias são gerados novos limites condicionados ao volume de vendas de cada estabelecimento. 

Continua depois da publicidade

Caso o usuário queira sacar antecipadamente o valor da agenda, ou transferir para uma conta corrente, o sistema gera encargos até a entrada de uma nova liquidação. A quitação do compromisso acontece mediante a entrada de qualquer venda a débito ou liquidação da agenda de crédito. Dessa forma, o cartão permite ao cliente o pagamento antecipado e automático do recurso que foi utilizado reduzindo o período de cobrança de juros.

Além da antecipação de recebíveis, o serviço permite a utilização de dinheiro de maneira automática. É possível também transferir as vendas realizadas para uma conta corrente de qualquer banco sob a mesma titularidade.