Brasileiro paga média de 280,82% de juros ao ano no rotativo do cartão

Juros no rotativo chegam a ser até 70 vezes superior a taxa básica de juros do País

Nara Faria

Publicidade

SÃO PAULO – Os exorbitantes juros cobrados nas modalidades do crédito rotativo são uma das causas do crescente endividamento dos brasileiros. Ao recorrer ao financiamento por meio do crédito rotativo, o consumidor paga uma média de juro anual de 280,82%, de acordo com dados apurados pela Proteste  – Associação de Consumidores, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). 

Enquanto a taxa básica de juro (Selic) no Brasil está no patamar de 10% ao ano, os juros do rotativo chegam a ser até 70 vezes maior. No cartão Santander Platinum o estudo apontou taxa de 700% ao ano.

Ainda segundo a pesquisa, caso o consumidor seja portador deste cartão com o rotativo acima de 700% ao ano tiver uma fatura no valor de R$ 500,00 e resolver pagar somente o mínimo, de 20% do valor total da fatura, e deixar rolar essa dívida por um ano, no fim desses doze meses, estará devendo mais de R$ 3 mil.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para não cair nos juros abusivos, a Proteste aconselha o consumidor a fugir do rotativo pagando o valor total da fatura e na data do vencimento. Ainda recomendação da associação evitar saques no cartão de crédito, que também são tarifados. Evite também o parcelamento e opte por lojas que ofereça essa facilidade sem juros.