Alta do IOF não deve abalar crescimento do mercado de cartões pré-pagos

Consumidores tendem a ponderar benefícios e outras funcionalidades devem agregar crescimento à categoria de crédito

Nara Faria

Publicidade

SÃO PAULO – Passado um  mês do anúncio do governo de que elevou o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) de 0,38% para 6,38% para compras no cartão pré-pago e para saques no exterior, o mercado já aponta para uma possível redução da utilização dos serviços e uma maior corrida pelo papel moeda para o consumidor que programou viagens ao exterior.

Contudo, Ricardo Vieira, executivo da Abecs (Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), afirma que apesar de o aumento dos impostos para operações internacionais em um primeiro momento, a medida não significará o fim das funcionalidades desta categoria de crédito.

De acordo com o executivo, a categoria de cartão pré-pago vem apresentando um crescimento exponencial nos últimos anos e apesar de esperar um aumento da procura do papel moeda em um primeiro momento, o consumidor deve reavaliar as vantagens de continuar a usando o cartão pré-pago nas compras internacionais mesmo após o aumento do imposto.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Se de um lado tem o imposto, do outro tem o risco de andar com uma grande quantidade de dinheiro no bolso. O consumidor vai reavaliar isso após esse primeiro momento de busca maior pelo papel moeda”, afirma Vieira.

O executivo acrescenta ainda que a Lei nº 12.865, publicada pelo Banco Central será positiva neste momento para o setor, suprindo as dúvidas de como as empresas devem oferecer seus produtos e serviços, trazendo mais segurança ao consumidor ao optar pelo serviço. Ao ficarem sob o escopo do Banco Central, as empresas que emitem cartões pré-pagos terão de manter rígidos controles internos e seguir regras relativas à prevenção contra lavagem de dinheiro, por exemplo.

“Além disso, o cartão oferece a oportunidade do cliente travar o dólar no momento da compra e num ambiente muito estável como o atual, deve interferir no comportamento dos clientes”, complementa Alexia Duffles, head de produtos do Banco Bonsucesso.

Continua depois da publicidade

Além das viagens internacionais
Alexia explica ainda que além da funcionalidade já conhecida de utilização como cartão pré-pago nas compras para o exterior, o foco deste cartão está também na bancarização da população que não possui uma conta do banco ou que tenha restrição ao crédito, permitindo o controle de pagamentos e de gastos.

“Por meio do cartão pré-pago vão surgir novos arranjos de pagamento que trarão outras funcionalidade ao cartão”, afirma Alexia. Assim como o já conhecido crédito pré-pago para o celular, o pagamento com o cartão de crédito tem se tornado mais conhecido e utilizado pelos brasileiros. Atualmente, diversas bandeiras oferecem os serviços no País.

Vale mencionar, no entanto, que apesar da praticidade, o usuário dos serviços deve ficar atento aos custos desses cartões para uso dentro do País. A sua utilização pode conter taxas de recarga e até de manutenção, além de tarifas de saque elevadas.

Confira algumas das funcionalidades do cartão pré-pago

Viagens internacionais: considerado o uso mais comum para esta categoria de crédito no Brasil, o cartão pré-pago permite carregar em diferentes moedas, com as recargas podendo ser realizadas até pela internet. É considerado mais seguro que o carregamento de grande quantidade de dinheiro.

Compras no Brasil: Além das compras no exterior, o cartão pré-pago nacional permite também ser utilizado para compras dentro do País. A vantagem em relação ao cartão de crédito é que o cliente só poderá gastar enquanto tiver o saldo carregado, contribuindo para o planejamento financeiro.

Compras via internet: para quem tem receio de digitar números de cartões de crédito na internet, o cartão pré-pago permite carregar apenas o valor suficiente para fazer a compra.

Controle de compras no supermercado: em vez de dinheiro, o cartão pode ser disponibilizada para empregadas domésticas para que façam as compras no supermercado, por exemplo.

Pagamento de serviços: Além dos gastos no supermercado, o pagamento de serviços de empregadas domésticas, babás e eletricistas podem ser efetuados pelo cartão. A vantagens é que o recurso pode ser usado por pessoas que não possuem conta em banco ou estão com o nome sujo na praça.

Planos de saúde: funciona como alternativa aos planos de saúde, já que o usuário efetua uma recarga no valor do exame ou consulta em vez de pagar por um valor mensal como acontece com convênios.

Mesada dos filhos: o serviço pode ser usado também para o controle financeiro das crianças, que tem a oportunidade de controlar os gastos da mesada pelo cartão. O valor é do carregamento mensal é controlado pelos pais.

Vale-cultura: recentemente o Banco do Brasil anunciou que adotará o pagamento do Vale-Cultura, programa do governo federal que prevê benefício de R$ 50 mensais concedido aos trabalhadores com carteira assinada que recebam até cinco salários mínimos por mês. O benefício será creditado em cartão magnético pré-pago emitido pela bandeira Alelo. O BB estima que 42 mil dos seus funcionários estão aptos a receber o benefício.