6 sinais de que você não precisa de mais um cartão de crédito

Site LearnVest listou o que o consumidor deve estar atento antes de adquirir outro cartão

Juliana Américo Lourenço da Silva

Publicidade

SÃO PAULO – Os cartões de crédito são um método fácil de pagamento e são cruciais quando se precisa de dinheiro para futuras compras. Porém, é preciso ficar atento para não exagerar na quantia de cartões. O site LearnVest listou seis sinais de quando você não deve adquirir mais um cartão de crédito. Confira:

1- Não se deixe levar pelas recompensas imediatas
Os varejistas sabem o quanto é difícil resistir a um bom negócio, por isso sempre lembram ao consumidor o quanto é possível economizar nas compras se ele abrir um cartão de crédito através da loja. Em geral, essa história não termina bem, pois o cliente não tem tempo para analisar cuidadosamente as taxas de juros do cartão.

2- Medo de olhar as contas
O fundador da empresa de finanças oXYGen Financial, Ted Jenkin, afirma que muitos de seus clientes não sabem sobre os detalhes da fatura do cartão, como as taxas de juros e encargos financeiros. “É extremamente perigoso não olhar as suas contas […] Como você vai saber se a empresa não está elevando as taxas se você não a questiona para onde o dinheiro está indo?”, afirma.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

3- Desejo de ter um cartão personalizado
Muitas operadoras de cartão oferecem a possibilidade de personalizar o objeto com uma foto ou imagem que o cliente desejar. Porém, se a imagem escolhida te deixa feliz, você está mais propenso a puxar o cartão para fora da carteira e usá-lo.

4- Compras grandes
Se você precisa de um novo cartão para fazer uma compra grande, significa que você não se pode dar ao luxo realizar a compra. A lógica é a seguinte: ter um novo cartão de crédito significa que o cliente vai aumentar o seu poder de compra. Mas se ele não tem dinheiro agora, qual é a garantia de que terá quando a fatura do cartão chegar? Muito provavelmente, o consumidor irá entrar nos juros rotativos.

5- Falta de controle
Muitos consumidores buscam abrir um novo cartão de crédito porque esqueceram a senha do cartão antigo. Porém, se a pessoa já tem dificuldade de se lembrar das informações existentes, ela também terá problemas com os dados do novo cartão. As senhas esquecidas podem ser recuperadas com os bancos, e é melhor do que pagar mais um cartão de crédito.

Continua depois da publicidade

6- Quero dar um cartão para meus filhos
Os pais que ensinam seus filhos sobre independência financeira podem acabar cometendo um erro se abrirem um cartão de crédito e incluir os filhos como usuários, pois os adolescentes podem não estar preparados para resistir a tentação de podem comprar o que quiser na hora que quiser e os pais precisaram assumir a dívida.