Publicidade
SÃO PAULO – Muitos consumidores possuem programas de pontos nos cartões de crédito e não sabem os benefícios que isso pode lhe trazer.
Segundo o presidente o Ibedec (Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo), Geraldo Tardin, muitos consumidores acabam deixando os pontos se expirar e perderm a oportunidade de trocá-los por prêmios que são oferecidos pelas operadoras, como descontos nas compras de produtos ou mesmo por milhas em passagens aéreas.
Para não deixar que isso aconteça, o consumidor deve acompanhar o acúmulo de pontos junto a sua fatura mensal, e, a partir daí, começar a pesquisar a formas de trocá-los por produtos.
Exclusivo para novos clientes
CDB 230% do CDI
Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Como utilizar os pontos
Busque informações, nos serviços de atendimento dos cartões, de como você pode se cadastrar no programa de pontos e de que maneira você pode utilizá-los.
Quando o cadastro é feito em uma companhia aérea o consumidor receberá um número de cartão, onde é possível transferir os pontos do cartão de crédito para a emissão de milhas daquela empresa.
Nas compras realizadas pela internet, o consumidor deve procurar na loja virtual se existe algum programa de pontos e onde é feito o cadastro, verifique também se essa loja possui parceria com alguma outra rede.
Continua depois da publicidade
Nos postos de gasolina, por exemplo, o consumidor pode acumular pontos em dois locais, ou seja, os gastos com combustíveis podem gerar pontos no programa do próprio posto de gasolina e caso o consumidor faça o pagamento com o cartão de crédito, poderá acumular pontos na operadora do cartão.
Fique atento aos prazos de validade dos seus pontos, a pontuação costuma expirar no período de 24 a 36 meses.
Se optar por trocar seus pontos por passagens aéreas, lembre-se que as reservas devem ser feitas com antecedência de três a seis meses, já que as companhias aéreas advertem que quanto mais perto da data do voo, menos poltronas estarão disponíveis.