Radar: acompanhe algumas das principais oscilações na bolsa nesta quinta-feira

JBS segue em foco nesta sessão, após compra da Pilgrim's e acordo com Bertin; VisaNet e Redecard também têm forte alta

Giulia Santos Camillo

Publicidade

SÃO PAULO – Após começar a tarde no negativo, o Ibovespa se descola de Wall Street e inverte novamente o sinal, marcando alta de 0,12%, mas mantém bastante instabilidade. Mesmo com dados melhores do que o esperado nos Estados Unidos, a realização de lucros pesa por lá, levando os principais índices acionários ao campo negativo.

A JBS (JBSS3) segue como destaque positivo, ainda refletindo o anúncio do acordo com a Bertin e da compra da norte-americana Pilgrim’s na última sessão. Dessa forma, as ações da empresa sobem 3,93% nesta quinta-feira (17).

Já as ações da BM&F Bovespa sobem 0,66%, após a empresa anunciar uma nova máxima histórica no segmento Bovespa na quarta-feira. Somando o pregão regular e o after-market, foram realizadas 494.430 transações, superando as 444.351 registradas no fechamento de 15 de julho deste ano. O volume financeiro foi de R$ 7,092 bilhões.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Blue chips

Após serem definidos os presidentes e relatores das comissões especiais que vão analisar os projetos relacionados à exploração da camada pré-sal, a Petrobras (PETR3, PETR4) entra em foco com duas novas descobertas de indícios de petróleo, no bloco BM-S-7, situado na Bacia de Santos. Os papéis ordinários e preferenciais da estatal respondem com altas de 0,05% e 0,52%, respectivamente.

Por sua vez, as ações da Vale (VALE5) ignoram anúncios de melhora no setor siderúrgico internacional, com a japonesa Nippon Steel reativando uma das plantas que tiveram operações interrompidas devido à crise. Os papéis ordinários da mineradora caem 0,45% e os preferenciais recuam 0,20%.

Meios de pagamento

A VisaNet (VNET3) confirmou as notícias de que o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) vetou a medida preventiva da SDE (Secretaria de Direito Econômico) que suspendia o contrato de exclusividade entre a empresa e a bandeira Visa.

Continua depois da publicidade

Em nota, a companhia informou que serão “mantidas as anteriores condições pactuadas entre a companhia e a Visa International, inclusive o prazo para a prestação de serviços como única adquirente da bandeira, cuja data de término contratualmente prevista continuará sendo em 30 de junho de 2010”.

As ações da empresa subiram mais de 6% no último pregão devido à notícia e mantêm o desempenho nesta quinta-feira, registrando alta de 4,73%. No segmento de meios de pagamento, a Redecard (RDCD3) também se destaca, com as ações negociadas em alta de 4,51%.

Ratings

A agência de classificação de risco Moody’s anunciou novidades em relação aos ratings de empresas brasileiras. Mesmo com a aquisição da Seara Alimentos, a instituição afirmou que não irá alterar imediatamente o rating “B1” da Marfrig (MRFG3) ou sua perspectiva negativa. As ações da empresa caem 4,01% nesta sessão.

Já em relação à NET (NETC4), a Moody’s informou a elevação do rating de crédito corporativo em escala global de “Ba2” para “Ba1” e em escala nacional de “Aa3.br” para “Aa2.br”. A justificativa da ação de rating foi a resiliência da empresa diante da desaceleração da economia brasileira. Em resposta, os papéis sobem 1,34%.

Emissões

A ALL (ALLL11) irá convocar uma assembleia geral para apreciar a proposta de emissão privada de debêntures conversíveis em Units ou em ações.A notícia não foi bem recebida pelos investidores e as ações da empresa marcam o pior desempenho do Ibovespa, com queda de 3,92%.