Compras efetuadas em dinheiro lideram operações nas Lojas Americanas

Maior parte das compras na varejista são feitas em dinheiro, enquanto cerca de 34% são realizadas com cartão de crédito

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Apesar do incremento do lucro líquido no primeiro trimestre desse ano, o faturamento das Lojas Americanas caiu no período analisado frente ao mesmo período do ano passado. É importante ressaltar, contudo, que a base de comparação é bastante distorcida, visto que o feriado da Páscoa foi comemorado no primeiro trimestre de 2002 e no segundo trimestre em 2003.

Vendas líquidas recuaram para R$ 339 milhões

As vendas brutas recuaram de R$ 451,4 milhões para R$ 408,4 milhões nesses primeiros três meses do ano frente ao mesmo período do ano anterior. Enquanto isso, as vendas líquidas caíram 7,7%, saindo de R$ 368,3 milhões para R$ 339,9 milhões nesse primeiro trimestre.

Esses dados incluem as vendas efetuadas na loja virtual americanas.com, que registrou forte incremento no faturamento bruto, atingindo R$ 40 milhões no período de janeiro a março desse ano, contra R$ 21,9 milhões auferidos em igual período do ano passado. Atualmente, a rede eletrônica conta com dois milhões de clientes, comercializando diversos produtos desde presentes até produtos de perfumaria.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Pagamentos em dinheiro concentram operações

Nesse primeiro trimestre, as vendas à vista em dinheiro continuaram concentrando as vendas por modalidade de pagamento. Do total de compras efetuados no período, cerca de 62% foram realizados em dinheiro. Em seguida estavam as compras efetuadas com cartão de crédito, que totalizaram 34% das operações, apenas um ponto percentual acima do apurado no mesmo período do ano passado.

Finalmente, as compras com cheque responderam por apenas 4% das compras, queda de um ponto percentual frente a igual período do ano anterior, sinalizando mudanças no comportamento dos consumidores em relação aos meios de pagamento.

Com o encarecimento dos serviços financeiros em decorrência da implantação do SPB (Sistema de Pagamento Brasileiro) no ano passado, os custos com emissão de cheque ficaram bem mais caros, visto que os bancos estão adotando uma política em prol das operações eletrônicas.

Continua depois da publicidade

Participação do cartão de crédito cresce

Além disso, o número de usuários de cartão de cliente vem crescendo de forma vertiginosa nos últimos anos, em função, principalmente, das vantagens oferecidas por esse tipo de meio de pagamento. Os cartões de crédito funcionam como crediário pré-aprovado, porém com elevadas taxas de juros, quando o cliente deixa de pagar a fatura.

O fato da maior parte das compras serem efetuadas com pagamento em dinheiro se deve à própria característica de negócios das Lojas Americanas, com presença marcante no segmento de varejo popular e baixo tíquetes médios de compra. Por outro lado, as compras com cartão de crédito, em geral, são responsáveis pela maioria das compras realizadas nas lojas virtuais.