Cartões: alta renda movimenta mais, mas tem menos opções

Executivo da Visa diz que, de 500 produtos oferecidos pelos bancos, apenas 14% são voltados à classe A

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SÃO PAULO – Embora números do Banco Central mostrem que o segmento de alta renda é o que mais amplia o faturamento dos cartões de crédito, o diretor de produtos da Visa afirma que deveria haver mais produtos para esses clientes. 

“Do total de 500 produtos ofertados pelos bancos brasileiros, apenas 14% são voltados ao público de alta renda e apenas 2,2% são de cartões ultra, aqueles sem limite. É um número baixo, considerando as diversas opções que existem para a classe média, que está crescendo muito, mas ainda movimenta menos que as classes A e B”, afirma Felipe Maffei, que participa do C4 2011 – Congresso de Cartões e Crédito ao Consumidor. 

Perfil
Ainda de acordo com o executivo, os clientes dos cartões ultra – a categoria mais alta dos cartões de crédito – possuem, em média, cerca de quatro cartões, enquanto cidadãos das classes A e B possuem em média 2,7. 

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Além disso, 67% desse público divide seus gastos em mais de um cartão. 

“Isso acontece por mais de um motivo, e são motivos diferentes dos da classe C, que precisa de mais de um cartão para parcelar mais e para ter várias datas de vencimento. Para o público de alta renda, ter mais de um cartão é importante porque quem não tem um cartão sem limite muitas vezes tem gastos maiores que os seus limites, embora a alta classe também parcele. Além disso, há quem divida gastos nacionais em um cartão e internacionais em outro”, conta Maffei. 

Ainda segundo ele, esse é um público que, estatisticamente, viaja cerca de três vezes ao ano para fora do país, a lazer, e 7,9 vezes pelo Brasil, também com o objetivo de diversão.