Emplacamento de carros importados cai 9,6% no semestre

Abeifa revisou a estimativa de vendas desse tipo de carro para o ano, de 50 mil para 40 mil unidades

Estadão Conteúdo

Publicidade

O emplacamento de carros importados caiu 9,6% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2018, totalizando 16.219 veículos. Com isso, a Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa) revisou a estimativa de vendas desse tipo de carro para o ano, de 50 mil para 40 mil unidades.

No recorte de junho, a queda foi ainda maior, de 13,4% ante maio e de 11,1% na comparação anual. Ao todo, foram emplacados no mês passado 2.679 veículos.

Por outro lado, as quatro montadoras associadas à Abeifa que produzem internamente – BMW, Caoa Cherry, Land Rover e Suzuki – tiveram crescimento de 44,1% nas vendas no semestre, na comparação com igual período de 2018, totalizando 14.527 unidades. As projeções de venda nesse segmento específico, de 55 mil veículos em 2019, ficam mantidas.

Continua depois da publicidade

O presidente da associação, José Luiz Gandini, afirmou que a queda recente no dólar ajuda o setor, mas ponderou que os carros que já estão nos navios, a caminho do Brasil, foram comprados com o câmbio desvalorizado. E reclamou da instabilidade atual.

“Cada dia um fala uma coisa, outro fala outra, mercado e câmbio ficam instáveis”, apontou. Para ele, a aprovação das reformas da Previdência e tributária ajudaria a melhorar o ambiente.

Quer trocar de carro? Invista. Abra uma conta gratuita na XP.