Em minhas-financas / carros

Volvo fecha com Nvidia para desenvolver caminhões autônomos

Com a nova parceria, empresas planejam criar um sistema totalmente autônomo para colocar o quanto antes os veículos em funcionamento

Caminhão volvo
(Shutterstock)

SÃO PAULO – Nesta terça feira (18), a montadora Volvo e a fabricante de chips Nvidia anunciaram uma parceria para o desenvolvimento de caminhões e ônibus comerciais autônomos. O objetivo principal desse trabalho em conjunto é criar um sistema projetado para lidar com uma condução totalmente livre nas rodovias e vias públicas.

Usando a plataforma de inteligência artificial (IA) Drive, da Nvidia, as empresas visam concluir rapidamente os testes de processamento de dados de sensores, sistemas de percepção, localização e mapeamento.

“As últimas descobertas em IA e robótica trazem um novo nível de inteligência e automação para os desafios de transporte que enfrentamos”, afirmou Jensen Huang, fundador e CEO da Nvidia.

“Ao automatizar, estamos criando benefícios reais para os consumidores e para a sociedade em termos de segurança, eficiência e, consequentemente, produtividade”, disse o presidente da Volvo, Martin Lundstedt em nota oficial.

A parceria com a Nvidia visa desenvolver um sistema mais flexível, o Sistema de Direção Autônoma, que pretende chegar a 100% de autonomia para qualquer via. Hoje, a Volvo já possui um sistema de direção autônoma, em parceria com a companhia de logística DFDS, mas que funciona apenas em rotas pé definidas com velocidade máxima de 40 km/h

“Nós continuaremos inserindo gradualmente tecnologias que nos permitam chegar ao total de automação, desde um suporte ao motorista até máquinas totalmente autônomas. Essa parceria com a Nvidia é um importantíssimo próximo passo para essa jornada ao futuro”, conclui o executivo da Volvo.

Caminhões sem motoristas só precisam parar poucas vezes para abastecer ou recarregar e podem continuar rodando a maior parte do dia, o que diminui custos. 

“A automação é uma área da tecnologia fundamental para a Volvo. Com essa parceria, esperamos aumentar nossa velocidade de desenvolvimento e fortalecer nossos recursos e ativos a longo prazo, para o benefício de nossos clientes.” afirmou Lars Stenqvist, diretor de tecnologia do Grupo Volvo.

Quer comprar um carro autônomo no futuro próximo? Invista. Abra uma conta gratuita na XP

 

Contato