5 carros que podem ser lançados no Brasil por causa do Rota 2030

O regime oferece incentivos fiscais para que as marcas atinjam metas de eficiência energética e de investimentos em novos carros no Brasil   

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – O Rota 2030, que foi anunciado na quinta-feira (5), é um programa do setor automotivo que visa oferecer carros mais tecnológicos, sustentáveis, seguros e mais eficientes ao consumidor brasileiro – além de fortalecer o desenvolvimento da indústria automotiva no Brasil. Entre suas várias medidas, o regime oferece incentivos fiscais para que as marcas atinjam metas de eficiência energética e de investimentos em novos carros no Brasil.  

Com o regime em vigor, carros elétricos e híbridos terão Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido o que incentiva a produção de novos modelos – e na prática, causa uma redução no preço final, em um primeiro momento, para incentivar o consumo, segundo relatório divulgado pela Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Com o Rota 2030, a chance de alguns carros chegarem ao Brasil pode aumentar – principalmente modelos híbridos e elétricos. Em entrevista, ao InfoMoney Vitor Klizas, presidente da Jato Dynamics, consultoria automotiva, que fornece dados para análise das tendências do mercado automotivo, afirmou que com o novo regime, existe uma tendência de que as fabricantes passem a olhar seu portfólio global para analisar quais modelos são mais viáveis no mercado brasileiro a partir de agora. 

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para ele, carros híbridos, que combinam o motor à combustão com o motor elétrico, e os híbridos flex, que podem ser abastecidos com gasolina ou etanol, são os que mais têm chances de vir para o Brasil nos próximos anos – mais do que os modelos 100% elétricos.

“Isso porque ainda falta infraestrutura para comercializar um veículo totalmente elétrico, precisa de pontos de recarga, por exemplo. Além de que o custo da energia seria alto. É muito complicado aqui no Brasil. É rezar para São Pedro fazer chover e torcer para chover no lugar certo [hidrelétricas]”, explica.  

Mesmo com esse cenário, ele comenta que há uma exceção: o Chevrolet Bolt, um hatch pequeno 100% elétrico. Ele já é popular nos Estados Unidos e tem chances de chegar ao Brasil em breve. Além dele, os híbridos Nissan Micra V e o SUV BMW X2 são fortes candidatos.  

Continua depois da publicidade

Confira os carros que podem chegar nos próximos anos com o novo regime em vigor, segundo Klizas: 

Nissan Micra V híbrido (Hatch pequeno)

nissan_micra_v

O Nissan Micra é o equivalente ao brasileiro March e deve substituí-lo ao chegar. Oferece motor 0,90 litros e tem um visual mais esportivo.  

FCA – RAM 1500 híbrida (picape)

ram_1500

A picape ao estilo americano deve ser um do modelos que deve chegar ao país em breve. O mercado brasileiro não tem um modelo desses atualmente. O carro poderá ser produzido na fábrica de Goiana, em Pernambuco. 

BMW X2 híbrido (SUV de luxo) 

bmw_x2

Maior concorrente do Land ROve Evoke, o SUV vai chegar para agitar ainda mais esse segmento bem competitivo aqui no Brasil. Deve ser produzido na fábrica de Araquari, em Santa Catarina.

Mitsubishi Outlander híbrida (Crossover)

outlander

O carro deve ser produzido no Brasil na fábrica de Catalão, interior de Goiás e pode ser uma boa opção para os apaixonados pela categoria. 

Chevrolet Bolt 100% elétrico (hatch pequeno) 

vbolt

O Bolt deve ser o primeiro carro elétrico da categoria produzido no Brasil. A liderança da GM já chegou a afirma que o modelo certamente vem para o país em um futuro próximo. O carro oferece uma autonomia de 383 km por carga completa.

Quer investir seu dinheiro para comprar um novo carro? Abra uma conta na XP. 

Tópicos relacionados

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.