EXPERIMENTE!

Clique e experimente a
versão rápida do

Em minhas-financas / carros

Detran anuncia novo serviço digital para CNH; veja como funciona

É possível que qualquer pessoa verifique a autenticidade do documento e a foto do seu portador 

CNH
(REPRODUÇÃO)

SÃO PAULO -  O Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran SP) lançou mais um serviço digital voltado para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Agora, com uma consulta no site do departamento, é possível que qualquer pessoa verifique a autenticidade do documento e a foto do seu portador.

Basta digitar os dados do motorista que estão na CNH. Se todas as informações estiverem corretas, serão exibidas a mensagem “CNH autêntica” e a foto do condutor utilizada na carteira de motorista ou a mais recente no banco de dados do Detran. 

Se algum dado estiver divergente do cadastrado, o cidadão saberá que aquela CNH não é verdadeira ou foi adulterada. O mesmo ocorre quando a foto impressa for de alguém diferente daquela que aparecer no portal. A verificação dos dados será feita com a via mais recente do documento. Inclusive, a habilitação vencida poderá ter sua autenticidade consultada, desde que tenha sido a última via emitida e que possua foto.

A ideia é facilitar a vida do cidadão. Uma pessoa que pretende vender seu veículo, por exemplo, poderá checar a identidade do possível comprador por meio da CNH. Além disso, Comércio, bancos, Judiciário, consulados e outras instituições poderão usar o serviço nos atendimentos.

“Em dois minutos ele poderá consultar no portal do Detran.SP e ter a certeza de que aqueles dados são exatamente os mesmos cadastrados em nosso banco de dados, inclusive com a foto do condutor”, afirma Maxwell Vieira, diretor-presidente do órgão. 

Inicialmente, as consultas serão limitadas a cinco por dia, por computador. A quantidade se renova diariamente. Dependendo da adesão, o limite diário de consultas pode aumentar. 

Para acessar este novo serviço, entre no site do departamento estadual clique em "Serviços online, acesse todos aqui", em seguida "Certidões e autenticidade da CNH" e "Confirme a autenticidade de uma CNH". Não precisa de login ou senha para acessar este serviço.

untitled+1_(1)

Você quer investir para comprar um carro? Abra uma conta na XP. 

Contato