Carnaval: como proteger os seus dados em caso de roubo ou furto do celular?

Confira dicas para mitigar qualquer problema ou roubo financeiro com o possível furto do celular

Gilmara Santos

Publicidade

O Carnaval do ano passado registrou queda de 48% no número de roubo e furto de celulares. Apesar da redução, 686 foram subtraídos no período da folia em todo o estado de São Paulo, conforme dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Com a data se aproximando, muitos foliões já estão preocupados em como proteger o seu aparelho e garantir a segurança dos seus dados durante esse período.

O fato é que, em período de folia, como o Carnaval, é comum que as pessoas se levem pela descontração e fiquem mais vulneráveis a furtos, especialmente de smartphones. Com o forte risco, em especial nos bloquinhos de rua, é importante que todos se conscientizem de que os aparelhos móveis possuem muitas informações sensíveis – desde contatos, senhas de e-mail e até os próprios aplicativos de banco.

“Infelizmente, esse golpe é popular e vem afetando cada vez mais pessoas. Considerando o clima de carnaval, o celular é peça-chave seja para chamar um táxi para voltar para casa, se comunicar com amigos para encontrá-los nos bloquinhos ou realizar pagamentos por aproximação. Essas situações podem expor as pessoas caso um criminoso esteja por perto, e a prevenção é a melhor estratégia para evitar dores de cabeça”, afirma Fabiano Tricarico, diretor de consumo da Kaspersky para as Américas.

Para mitigar qualquer problema ou roubo financeiro com o possível furto do celular, a Kaspersky separou algumas dicas a serem tomadas antes de sair para o Carnaval. Confira:

O pior aconteceu: furtaram meu celular! O que fazer agora?

Ligue para o seu banco para notificar que o telefone vinculado à sua conta foi roubado e peça o bloqueio de qualquer transação feito por este dispositivo. Repita esse processo para todas as instituições financeiras e comerciais, pois os criminosos podem tentar efetuar compras usando o dispositivo e a conta da vítima.

Outros cuidados podem ser tomados proteger seu dinheiro e dados pessoais:

Continua depois da publicidade

Gilmara Santos

Jornalista especializada em economia e negócios. Foi editora de legislação da Gazeta Mercantil e de Economia do Diário do Grande ABC