Publicidade
SÃO PAULO – A carga tributária bruta do Brasil subiu 0,42 ponto percentual em 2010, segundo balanço divulgado nesta sexta-feira (23) pela Receita Federal.
A variação é resultado do aumento do PIB (Produto Interno Bruto) de 7,5% no ano passado, combinado com a alta de 8,9% na arrecadação tributária nos três níveis de governo.
Com isso, a carga tributária, que representava 33,14% do PIB em 2009, atingiu 33,56% no ano passado.
Influência
Os tributos que tiveram maiores altas na arrecadação entre 2009 e 2010, em relação ao PIB, foram a Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) e o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), ambos com aumento de 0,14 ponto percentual. Já o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) subiu 0,12 p.p.
InfoMorning
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro