Publicidade
SÃO PAULO – De acordo com o diretor de Capitalização da Fenaseg (Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização), Neival Rodrigues Freitas, novas normas de contratos e de classificação de títulos de capitalização em modalidades distintas deverão ser lançadas em 2007.
O intuito da nova regulamentação, segundo o especialista, será fazer com que a capitalização chegue cada vez mais perto das necessidades do consumidor. “Esperamos que essa iniciativa esteja em vigor no segundo semestre de 2007, período em que as companhias já poderão lançar produtos de acordo com as novas resoluções”.
Crescimento setorial
Segundo dados da Fenaseg, somente em 2007, o crescimento nas reservas de capitalização será de 4,9%, enquanto o faturamento das empresas terá incremento entre 7% e 8% no ano.
InfoMorning
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro
A capitalização é uma aplicação na qual o interessado constitui um capital que poderá, num determinado prazo máximo, ser devolvido em moeda corrente. De acordo com o Procon-SP, os títulos de capitalização são como cotas de participação em um concurso, não podendo, portanto, ser classificados como investimento.
Vantagens e desvantagens
De acordo com a Susep, dentre as vantagens em se obter um título de capitalização estão a obrigação de poupar e os sorteios. Já as desvantagens estão nos rendimentos inferiores se comparados à caderneta de poupança, o prazo de carência, a proibição de realização de depósitos aleatórios e as penalidades quando o resgate é feito antecipadamente.
Portanto, cabe a cada um analisar as vantagens e desvantagens da capitalização e como isso afeta sua estratégia. Vista do ponto de vista de aplicação, certamente a capitalização deixa muito a desejar, com as desvantagens superando os pontos positivos. Para quem quer concorrer a prêmios, porém, existem vantagens em relação às loterias tradicionais.
Continua depois da publicidade
Talvez a estratégia mais correta seja simplesmente não misturar as coisas. Aqueles que desejam investir podem procurar alternativas melhores, enquanto quem quer arriscar mais para ganhar prêmios pode optar por uma loteria. Ou seja, ao invés de adquirir um só produto, como a capitalização, pode valer mais a pena investir boa parte do dinheiro e deixar uma parte para apostar.