Publicidade
SÃO PAULO – Todo dia de pagamento é a mesma coisa, um misto de alegria e aborrecimento toma conta de quem precisa ir até o banco sacar o dinheiro. Por um lado, o ordenado já pode ser gasto, por outro não há remédio: é preciso enfrentar as filas nos caixas.
Mas este não é um problema exclusivo de quem tem uma conta-salário. Muita gente recorre às agências para quitar as contas pessoais ou da empresa. Mas afinal, o que fazer para evitar os horários de pico e driblar as filas?
Calendário
A primeira providência é evitar as datas de maior concentração de pessoas nas agências. Fique longe de um banco nos dias 5, 10, 25, 30 e 31 de cada mês. Segundas e sextas-feiras, quinto dia útil do mês, vésperas e dias seguintes a feriados também devem ser evitados.
Planejamento financeiro
Baixe gratuitamente!
São nessas datas que a maioria dos pagamentos cai na conta dos trabalhadores. Portanto, só apareça em uma instituição financeira em um desses dias se for extremamente necessário.
Horários
Os horários também podem ser controlados. O movimento é intenso principalmente na abertura, no almoço e próximo ao fim do expediente. Em contrapartida, corra para o banco entre 11h15 e 12h15 e das 14h00 às 15h15, quando se registram os menores fluxos.
Junte todas as contas e aproveite para pagar a maior parte delas de uma só vez. Outra boa dica é optar pelas transações bancárias pelo celular, prática cada vez mais comum, e pelos tradicionais internet banking e telefone.