Caixa implanta modificações para tornar crédito penhor mais seguro

Além das modificações no prazo de pagamento, cada cliente receberá uma senha para consultas aos contratos

Publicidade

SÃO PAULO – A partir desta segunda-feira, dia 31 de maio, a Caixa Econômica Federal vai implantar algumas novidades para tornar mais seguro e mais acessível uma das modalidades de crédito mais antigas no Brasil, o penhor.

Prazo para o pagamento mudou

De acordo com o gerente nacional de Empréstimos de Pessoa Física da Caixa, Zaqueu Ribeiro, o que mudou foram os prazos para o pagamento, que antes eram de 28, 56 e 84 dias, e agora passam a ser de 30, 60 e 90 dias.

“Outra novidade é que cada cliente receberá uma senha de uso pessoal para realizar as consultas aos contratos vinculados aos próprios CPFs (cadastros de pessoa física), no terminais de auto-atendimento”, informou o gerente.

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

As mudanças que serão implantadas primeiramente no Distrito Federal, e depois estendidas a todo o país, segundo Zaqueu, vão aumentar a segurança do cliente nas operações.

Juros são de 2,47% ao mês

Ele ainda lembrou que a operação de penhor de jóias, pedras preciosas e relógios é uma linha de crédito muito procurada e de fácil acesso.

Nesse sentido, a Caixa empresta 80% do valor da jóia penhorada, com juros de 2,47% ao mês para até R$ 300. Acima desse valor, os juros são de 3,12%.

Continua depois da publicidade

Segundo Zaqueu, a Caixa tem atualmente cerca de 1,50 milhão de contratos assinados. “É uma linha de crédito de fácil acesso, que pode ser usada inclusive por quem tiver restrições no nome”, revelou.