Caixa Econômica faz emissão gratuita de CPF para mulheres

Iniciativa começa nesta quarta e vai até a próxima sexta e será realizada em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Ana Paula Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – As agências da Caixa Econômica Federal vão oferecer, gratuitamente, os serviços de emissão, regularização e consultas de CPF às mulheres, a partir desta quarta-feira (7) até a próxima sexta-feira (9).

A iniciativa é realizada para comemorar o Dia Internacional da Mulher, que acontece na próxima quinta-feira (8). Desde 2004, cerca de 1 milhão de mulheres já emitiram o CPF de graça pela Caixa.

De acordo com a CEF, atualmente, a emissão do CPF custa R$ 5,70 e pode ser feita também no Banco do Brasil e nos Correios.

Continua depois da publicidade

Como retirar documento
As mulheres acima de 18 anos interessadas em retirar o CPF devem apresentar um documento de identidade que contenha filiação e data de nascimento, além do título de eleitor ou comprovante de justificativa eleitoral.

As que têm menos de 18 anos devem ser representadas por um dos pais ou por um responsável. Neste caso, o representante deve levar a certidão de nascimento ou documento onde constem filiação e data de nascimento da criança ou adolescente. Também precisa apresentar documento de identidade e CPF próprios e, caso necessário, documento que comprove deter a guarda, tutela ou curatela.

Já aquelas que têm entre 16 e 18 anos podem pedir a emissão ou regularizar o CPF sem a necessidade de um dos pais ou do responsável, desde que apresentem documento de identidade com filiação e data de nascimento. Nesta faixa etária, não há necessidade de levar o título de eleitor.

Continua depois da publicidade

A Caixa informa ainda que a falta de CPF exclui a pessoa de alguns direitos, como abrir contas bancárias e ser titular de programas sociais.

Ana Paula Ribeiro

Jornalista colaboradora do InfoMoney