Ranking trimestral

C6 Bank, BTG Pactual/Pan e Inter lideram ranking de reclamações do BC

No ranking de bancos, financeiras e instituições de pagamento menores, a liderança é do Banco Digimais, seguido do Master e do Neon

Por  Estadão Conteúdo -

Os bancos C6 Bank, BTG Pactual/Banco Pan (BPAC11; BPAN4) e Inter (INBR31) lideraram o ranking de reclamações do Banco Central no primeiro trimestre deste ano. A lista considera os 15 maiores bancos, financeiras e instituições de pagamentos e foi divulgada na quinta-feira (21) pela autoridade monetária.

O C6 Bank, que já havia liderado o ranking no quarto trimestre de 2021, ficou novamente em primeiro (com índice de reclamações de 77,99 e 1.265 registros procedentes). O BTG Pactual/Banco Pan foi o segundo pior (índice de 68,20 e 1.290 reclamações) e o Inter, o terceiro (48,5 e 833, respectivamente).

O índice de reclamações é trimestral e calculado com base no número de reclamações consideradas procedentes, dividido pelo número de clientes da instituição e multiplicado por 1 milhão. Na prática, quanto maior o índice, pior a classificação da instituição. Veja a lista das das 15 maiores instituições:

  1. C6 Bank: índice de reclamações de 77,99 e 1.265 registros procedentes
  2. BTG Pactual/Banco Pan (BPAC11/BPAN4): 68,20
  3. Inter (INBR31): 48,5
  4. BMG (BMGB4): 47,2
  5. Santander (SANB11): 27,37
  6. Bradesco (BBDC4): 25,22
  7. Mercado Crédito: 24,96
  8. Original: 21,59
  9. PagBank-PagSeguro (PAGS34): 14,87
  10. Caixa Econômica Federal: 13,17
  11. Banco do Brasil (BBAS3): 12,32
  12. Itaú (ITUB4): 12,26
  13. Votorantim: 8,17
  14. Nubank (NUBR33): 7,48
  15. MidWay – Crédito, Financiamento e Investimentos: 2,87

Segundo o BC, entre as reclamações mais frequentes estão:

  • Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito (2.312);
  • Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações dos serviços relacionados a operações de crédito (1.158);
  • Oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada (1.515).

Instituições menores

No ranking de bancos, financeiras e instituições de pagamento menores, a liderança de reclamações no primeiro trimestre de 2022 foi do Banco Digimais (657,93), seguido do Master (601,71) e do Neon (441,13).

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