Publicidade
SÃO PAULO – Os brasileiros são os mais otimistas sobre o futuro da sua própria situação econômica nos próximos 12 meses, segundo uma pesquisa realizada pelo instituto Pew Research Center.
No Brasil, 88% dos entrevistados acreditam na melhora da situação econômica, 11% acreditam que ficará igual e 1% acredita na piora. Por outro lado, a Rússia é o menos otimista, com 55% dos entrevistados esperando que a situação permaneça no patamar atual.
Entre os países emergentes, 52% acreditam que a situação econômica irá melhorar no período de um ano, contra 31% que acreditam que vai continuar igual e 10% que esperam piora na economia. Veja abaixo o ranking de otimismo dos países em desenvolvimento:
Planejamento financeiro
Baixe gratuitamente!
| País | Melhora | Igual | Piora | Não sabem |
|---|---|---|---|---|
| Fonte: Pew ResearchCenter | ||||
| Brasil | 88% | 11% | 1% | – – – |
| Venezuela | 73% | 13% | 11% | 3% |
| China | 71% | 23% | 3% | 3% |
| Malásia | 63% | 31% | 3% | 3% |
| México | 61% | 25% | 12% | 2% |
| Indonésia | 52% | 41% | 3% | 4% |
| Chile | 48% | 42% | 5% | 4% |
| África do Sul | 45% | 31% | 21% | 3% |
| Argentina | 38% | 47% | 12% | 3% |
| Turquia | 38% | 30% | 29% | 5% |
| Rússia | 29% | 55% | 10% | 5% |
Países desenvolvidos e subdesenvolvidos
Os Estados Unidos é o país mais otimista entre os desenvolvidos, porém, 43%, menos da metade da população, esperam uma melhora econômica, contra 44% que esperam que a situação continue igual. Entre os menos otimistas, se destaca a Espanha, com 12% dos entrevistados esperando que a situação econômica melhore no próximo ano.
Quanto aos países subdesenvolvidos, a Nigéria aparece como mais otimista em relação ao futuro econômico, com 77% a favor da melhora. Enquanto o Líbano conta com 43% da população acreditando que a situação econômica irá piorar.