[BRADESCOPJ] Saiba como deixar a rotina na empresa menos estressante

Embora existam diversas formas de atacar o estresse, o melhor é se esforçar para evitá-lo. Confira dicas que podem ajudar!

O estresse. Quem nunca teve aqueles dias em que deveria ter ficado em casa? Discutiu com os fornecedores, não conseguiu entregar uma demanda e ainda recebeu uma má notícia. Felizmente, esses dias passam! Mas o que fazer quando os momentos de estresse passam a ser frequentes?

Embora existam diversas formas de atacar o estresse, o melhor é se esforçar para evitá-lo. Isso é possível por meio de algumas dicas, como:

Tenha autoconhecimento – tudo parte de você e não é possível controlar o meio ambiente. Na prática, as pessoas devem entender que é mais eficiente olhar para si mesmo do que tentar mudar as pessoas à sua volta. Não é possível controlar a forma como os outros vão se portar em relação a você.

Com isso em mente, o empresário deve se conhecer bem, no sentido de entender quais situações o agradam e com quais não consegue lidar muito bem. Assim é possível otimizar suas forças. Na prática, se você sabe que determinado tipo de reunião lhe deixa estressado, prepare-se melhor. Assim evita que o estresse o abale de forma muito intensa.

Busque situação de prazer – é consenso entre os especialistas que estudam a qualidade de vida que os profissionais devem buscar, fora do ambiente de trabalho, atividades que lhe proporcionem satisfação, como a prática de um esporte, um hobby, um passeio com a família. Ninguém consegue viver o tempo todo tenso. Se você não relaxar frequentemente, pode passar por novos momentos de estresse.

Identifique de onde vem a ansiedade – muitos pessoas se deixam contaminar pelo estresse alheio. A sugestão é prestar atenção na situação, entendendo que certas tensões não são suas, mas sim do seu colega de trabalho.

Negocie prazos – se o objetivo é evitar um momento de estresse, é melhor não assumir compromissos que você sabe que não vai conseguir cumprir. As demandas vêm de todos os lados e tudo é sempre urgente. A dica é negociar prazos, pois isso também reduz a ansiedade. Lembre-se de que nem sempre os clientes sabem o quão ocupado você está e, por isso, acabam pedindo mais e mais.

Pare um pouco – o estresse nada mais é do que a somatória de diversos elementos. Profissionais cansados, com sobrecarga de trabalho e que ficaram por um período muito longo tensos provavelmente vão ficar estressados. A sugestão é parar em alguns momentos do dia para tomar um café, conversar… Enfim, pensar em algo diferente.