BNDES pode fornecer cartão de crédito para profissionais liberais

Banco estuda extensão do benefício para pessoas físicas, visando a compra de equipamentos pela internet

Publicidade

SÃO PAULO – O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) está analisando a criação de um cartão de crédito para pessoas físicas voltado à compra de máquinas e equipamentos pela internet.

O benefício seria concedido até o final deste ano para profissionais liberais, como médicos e dentistas.

De acordo com o diretor de Inclusão Social e Operações Indiretas do banco, Maurício Borges Lemos, a instituição está tomando cuidado para que o mercado não perceba a medida como um incentivo à informalidade.

Planejamento financeiro

Baixe gratuitamente!

As condições deverão ser as mesmas praticadas para pessoas jurídicas, com prestações fixas e iguais, crédito rotativo pré-aprovado e taxa de juros atrativa ao mercado – de 1,42% ao mês. O limite de crédito no cartão é de até $ 100 mil.

MPEs são maioria

O cartão já é fornecido para micro, pequenas e médias empresas. Atualmente existem 32 mil unidades emitidas, que já foram responsáveis por 3 mil transações, com 1,2 mil fornecedores inscritos e 14,5 mil produtos para comercialização. Do total, 98% dos cartões estão com micro e pequenas empresas.

As maiores compras são para aquisição de computadores, veículos de transporte leve, além de equipamentos para automação comercial e postos de gasolina.

Continua depois da publicidade

Mudanças

Nesta sexta-feira o BNDES passa a oferecer uma modalidade de financiamento em até 36 parcelas. O prazo máximo atual era de 24 meses.

Outra novidade é a inclusão dos distribuidores – e não só fornecedores – no portal para compras pela internet. A medida quer ampliar os pontos de venda e estimular o uso do dinheiro plástico. As informações são da Agência Brasil.