Não seja refém dos juros

Bilionário Mark Cuban revela o que considera “o melhor investimento do mundo”

Dono do time de basquete Dallas Mavericks diz que aprendeu que o dinheiro economizado em juros é melhor do que qualquer retorno com investimentos

SÃO PAULO – O bilionário Mark Cuban, empreendedor americano e dono da equipe de basquete Dallas Mavericks, compartilhou o que considera o melhor investimento que todos devem fazer. “Pague seu cartão de crédito. Pague qualquer dívida que você tiver. Isso qualquer um pode fazer”, disse o bilionário em entrevista ao MarketWatch.

Cuban assumiu que teve dificuldades com as contas de seu cartão de crédito quando tinha por volta de seus 20 anos.

Ele diz que aprendeu da maneira mais difícil que o dinheiro economizado em juros por não ter dívida é melhor do que qualquer retorno que poderia obter investindo, seja no mercado de ações ou no setor imobiliário ou em outro lugar.

PUBLICIDADE

“Qualquer que seja a taxa de juros que você paga – pode ser um empréstimo para estudantes com uma taxa de juros de 7% – se você pagar esse empréstimo, estará fazendo 7% para você, e não para o banco”, disse o bilionário 

“Esse é o seu retorno imediato, que é muito mais seguro do que tentar escolher uma ação ou tentar escolher imóveis, ou o que quer que seja “, completou.

Nas dívidas de cartão de crédito, a taxa de juros poderá ser muito maior. No Brasil, o juro médio cobrado no rotativo do cartão de crédito é de 300,3% ao ano, segundo dados do Banco Central.

Para evitar perder dinheiro pagando juros, Cuban recomenda abandonar completamente o cartão de crédito.

“Usar um cartão de crédito é bom se você pagar no final do mês, sem atraso nenhum. Apenas reconheça que os 18%, 20% ou 30% que você está pagando em dívida com cartão de crédito vai custar muito mais do que você poderia ganhar em qualquer outro lugar”, explicou Cuban.

Depois de pagar sua fatura, invista. Abra sua conta na XP Investimentos – é grátis