Publicidade
SÃO PAULO – Segundo estudo divulgado pela Mercer Human Resource Consulting esta semana, 33% dos planos de assistência médica que as empresas oferecem a seus empregados são de padrão executivo.
Outros 38% dos planos concedidos aos funcionários ativos pelas 298 companhias consultadas são do tipo intermediário, e apenas 29% têm o padrão básico.
54% dos planos possui co-participação
Ainda de acordo com a pesquisa, 54% dos planos de assistência médica oferecidos pelas empresas possuem co-participação (cobrança de 10% a 25% do valor do procedimento realizado pelo empregado ou dependente, adotada geralmente para consultas e exames básicos como forma de moderar a utilização).
InfoMorning
Informações, análises e recomendações que valem dinheiro
Considerando o total de contratos de assistência médica para os empregados ativos, o estudo aponta que 98% deles possuem cobertura para o cônjuge feminino e para os filhos. No caso do cônjuge masculino, o percentual cai para 91%.
Para os companheiros dos funcionários, 85% dos contratos prevêem cobertura. Entre os agregados e companheiros do mesmo sexo, a porcentagem de cobertura cai drasticamente: 17% e 12%, respectivamente.
42% permitem upgrade
Conforme divulgou a Mercer, 42% dos contratos de assistência médica das empresas pesquisadas permitem que o empregado escolha um plano melhor que o oferecido e pague apenas pela diferença, o que é chamado de upgrade.
Continua depois da publicidade
Por fim, 49% das companhias ouvidas informaram que também oferecem descontos em farmácias, 17% concedem reembolso de medicamentos e 16% ofertam ambas as coisas.