BC lança calculadora que simula juros do cartão de crédito

Segundo o BC, as simulações ajudarão a entender a relação entre o custo dos juros e o pagamento do cartão

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – O Banco Central lançou nesta quarta-feira (6) uma nova funcionalidade na Calculadora do Cidadão que permite simular o custo do financiamento da fatura do cartão de crédito e quantas parcelas serão necessárias para quitação dessa dívida, quando o cartão não for pago integralmente à vista.

Ao usar a calculadora, o consumidor pode comparar o custo do financiamento do crédito rotativo do cartão com outras três opções de crédito: o crédito consignado, o crédito pessoal e o cheque especial. Também é possível avaliar diversas formas de financiamento. A ferramenta foi anunciada no V Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira, em Fortaleza.

Segundo o BC, as simulações ajudarão a entender a relação entre o custo dos juros e o pagamento do cartão, pois mostram que quanto maior for o pagamento da fatura à vista, menos juros serão pagos. Outro benefício é que a calculadora ajuda no entendimento do CET (custo efetivo total), uma taxa que resume em um só número os juros, os encargos e as despesas incidentes sobre o financiamento.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A Calculadora do Cidadão está no site da instituição desde 1999 e agora também disponível no aplicativo para Android e iOS, da Apple.