Barack Obama no Brasil: vocês deveriam ficar felizes por pagarem impostos

Ex-presidente dos Estados Unidos afirmou que a economia de qualquer país só cresce quando há investimento público

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama afirmou que todo cidadão deveria ficar feliz por pagar impostos. “[Impostos são] o investimento para que seu negócio seja bem-sucedido”, disse em palestra durante o evento Vtex Day, da plataforma de tecnologia para o varejo Vtex, que acontece hoje em São Paulo. 

Com o mote da educação, o 44º presidente americano declarou a uma plateia de 15 mil pessoas que o investimento em ensino público, entre outros fornecidos pelo Estado, é a maneira de garantir o crescimento da economia de qualquer país. Para que haja recursos para isso, é preciso pagar impostos. 

Em seu discurso, Obama lembrou ainda de outra visita que fez ao Brasil, quando esteve em uma favela e viu jovens jogando futebol. “Aqueles meninos se pareciam comigo quando criança. A única diferença entre nós é que eu tive oportunidades”, comentou. Para ele, capacitar crianças mais pobres  “não é caridade”, mas algo “necessário para o desenvolvimento econômico de qualquer país”. 

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O ex-presidente falou ainda sobre alguns casos que considera exemplares, como Singapura. “É um pequeno pedaço de ilha. Mas cada cidadão contribui” para dar oportunidade a todos. Também elogiou a Finlândia, onde professores recebem o mesmo salário de médicos e, de acordo com Obama, têm ainda mais reconhecimento por sua profissão. “Eles entendem a importância de formar para o futuro”, disse o ex-presidente. 

Invista melhor o seu patrimônio. Abra uma conta gratuita na XP.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney