Banrisul e Société Générale são os bancos com mais reclamações

Débitos não autorizados são os principais motivos de reclamações

Publicidade

SÃO PAULO – Os bancos Banrisul e Société Générale são as instituições financeiras com maior índice de reclamações de clientes. De acordo com ranking de janeiro de 2013, divulgado pelo Banco Central do Brasil, o primeiro lidera a lista dos bancos com mais de 1 milhão de clientes, já o segundo é de instituições com menos de 1 milhão de clientes.

No caso do Banrisul, este é o terceiro mês consecutivo que o banco lidera o ranking das instituições com mais de 1 milhão de clientes; com um índice atual de 1,46. O valor é resultado do número de reclamações dividido pelo número de clientes, multiplicado por 100 mil. Em segundo lugar está o Banco do Brasil, com índice de 1,17. Confira a lista dos cinco bancos que receberam mais reclamações:

Bancos com mais de 1 milhão de clientes
Instituição Índice Nº de reclamações
Fonte: Banco Central do Brasil
Banrisul 1,46 32
Banco do Brasil 1,17 388
Itaú 0,89 223
Santander 0,63 147
Bradesco 0,61 209

Menos de 1 milhão de clientes
O Société Générale está na liderança há sete meses consecutivos e possui índice de 6.015,03. Em seguida aparece o BMG com mais de 230 reclamações e o Bonsucesso (24 queixas). Veja os cinco com mais reclamações:

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Bancos com menos de 1 milhão de clientes
Instituição Índice Nº de reclamações
Fonte: Banco Central do Brasil
Société Générale 6.015,03 8
BMG 3.361,7 233
Bonsucesso 1.302,93 24
Votorantim 472,34 38
Intermedium 353,56 6

Procurado pelo InfoMoney, o Banco Intermedium afirmou, em nota, que as reclamações recebidas são tratadas como prioridade e que a correção de eventuais falhas internas serão habilmente reparadas. 

O Bradesco informou está atento para adotar as medidas necessárias a fim de corrigir eventuais falhas e melhorar cada vez mais a qualidade do atendimento. Já o Itaú procura tratar as reclamações com atenção, visando a solução consensual junto ao consumidor. Além de informar que o ranking mostra que a instituição deve continuar investindo para que as queixas sejam solucionadas junto ao próprio banco.

O Banco Votorantim informou que não teve acesso ao ranking e por conta disso não irá se pronunciar sobre a questão. Também afirmou atender os clientes com respeito e de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. 

Continua depois da publicidade

O Santander informou que as manifestações recebidas dos clientes são tratadas como prioridade e consideradas oportunidades e desafios para cativá-los e retê-los, permitindo correções e melhorias de processos, além de ser uma oportunidade para que o banco invista no desenvolvimento de produtos, serviços e processos que atendam plenamente as demandas dos clientes.

As outras instituições não comentaram sobre o assunto até a publicação desta matéria.

Reclamações
O levantamento ainda mostra quais são as reclamações mais frequentes. Em primeiro lugar estão os débitos não autorizados, seguidos pelos esclarecimentos incompletos ou incorretos, prestação de serviço de forma irregular e cobrança irregular.