Bancos e financeiras contarão com cadastro de bons pagadores

Pontualidade dos pagamentos e nível de inadimplência constarão no cadastro; bons pagadores serão beneficiados

Publicidade

SÃO PAULO – Os bons pagadores já podem começar a comemorar, pois a Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) acertou uma parceria com a Serasa e lançou o Acrefi Positivo. Esse produto deve beneficiar aqueles consumidores que pagam as suas contas em dia.

Cadastro avaliará perfil do pagador

O Acrefi Positivo possuirá um cadastro dos clientes, onde constarão dados como pontualidade nos pagamentos e nível de endividamento histórico das contas dos clientes. Através desse cadastro, as financeiras e os bancos poderão aperfeiçoar as suas análises de crédito.

Atualmente, o sistema utilizado para concessão de crédito é conhecido como score um modelo matemático que avalia o risco do crédito através de informações sócio-culturais. A desvantagem desse sistema é que o cliente acaba sendo avaliado de forma superficial, seguindo padrões gerais.

Cliente deve autorizar publicação

No entanto, para os bancos e as financeiras terem acesso ao cadastro, o cliente terá que assinar um documento, autorizando a publicação do seu histórico bancário. A Acrefi acredita que 65% dos bancos que trabalham com concessão de crédito irão utilizar o sistema. As informações contidas no Acrefi Positivo serão repassadas pelas instituições que aderirem ao programa. Toda a parte operacional do programa será coordenada pela Serasa.

Inadimplência impede redução nos juros

Com a implantação do cadastro, os bons pagadores poderão barganhar juros mais baixos, visto que o risco de inadimplência é bem menor. Segundo o diretor de crédito e risco da Acrefi, Leonardo Benvenuto, os bancos e financeiras devem começar a reduzir as taxas de juros a partir do próximo semestre.

O principal obstáculo para a redução dos juros nos financiamentos se deve ao elevado nível de inadimplência. O risco do não-pagamento é muito alto, e de acordo com diversas pesquisas sobre o assunto, quanto maior o prazo de pagamento, maior o nível de inadimplência.

Continua depois da publicidade

Critérios para concessão de crédito serão mais rigorosos

Para aqueles que sempre pagam em dia, e por diversas vezes se sentem prejudicados pelos devedores, o cadastro acabará incentivando a pontualidade nos pagamentos. A Crefisa acredita que os juros do crédito pessoal, atualmente em 6% ao mês, poderiam recuar para 2% ou 3% nos próximos meses no caso dos bons pagadores.
Já para os devedores, a medida serve de alerta, mostrando que o planejamento orçamentário deve ser seguido à risca. Visto que os bancos e as financeiras estão cada vez mais rigorosos na hora de concederem empréstimos.