Até março, procuração virtual na Receita superou em 17% o total de 2009

Foram aprovadas 156 mil novas procurações, superando em mais de 25 mil o número registrado no ano passado

SÃO PAULO – O número de procurações eletrônicas aprovadas pela Receita Federal até este mês superou em mais de 17% o índice do ano passado inteiro.

Até a última semana, foram aprovadas 156 mil novas procurações, superando em mais de 25 mil  o número registrado em 2009, quando foram emitidas aproximadamente 130 mil, segundo a Agência Brasil.

A procuração eletrônica é como as que são feitas em cartório. Ela permite ao contribuinte delegar a terceiros tarefas como a obtenção de cópia da declaração do IR (Imposto de Renda), verificação da situação fiscal, parcelamento de débitos e retificação da declaração. Tudo isso pode ser feito pelo e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) da Receita Federal.

O objetivo é tornar o atendimento mais eficiente, reduzindo filas nos postos de atendimento da Receita, à medida que mais contribuintes forem aderindo à ferramenta.

Centro Virtual
O centro virtual permite que o contribuinte acompanhe o andamento da declaração do IR, pendências, impostos a pagar, quais programas de computador devem ser usados para enviar os dados à Receita, entre outros.

O contribuinte pode fazer a retificação on-line da declaração, caso ela tenha sido enviada com dados diferentes, para evitar a retenção na malha fina.

Neste ano, foi criado um novo portal apenas para receber as declarações do IR. O acesso é mais fácil e dispõe de um passo a passo para que o processo seja mais rápido.

Em 2009, o medo de cair na malha fina ou de não receber a restituição até o final do ano levou muitos contribuintes a retificar a declaração em outubro, por meio da autorregularização no centro de atendimento virtual. Comparado com o mesmo período do ano de 2008, o crescimento foi de 408,4%, passando de 55,5 mil para 261,4 mil.