Líderes de consumo

As marcas mais amadas pelos brasileiros de cada classe social

Com dados da Brand Footprint e levantamento elaborado pela Kantar, foi possível traçar um perfil de consumo das marcas mais presentes na vida do brasileiro de todas as classes 

SÃO PAULO – É evidente que, com orçamentos diferentes, os consumidores costumam priorizar marcas de acordo com seu nível socioeconômico. Apesar disso, o levantamento Brand Footprint, feito pela multinacional de painéis de consumo Kantar, encontrou algumas similaridades entre as escolhas dos brasileiros em geral.

Colgate, Ypê e Coca-Cola aparecem no Top 5 de marcas preferidas entre todas as classes sociais do país. A primeira é uma das marcas mais consolidadas entre as diferentes classes: quarta marca preferida da classe C com 86,3% de penetração, e a quinta das classes AB e DE com 88% de penetração em ambas.

Já a marca de nacional de produtos de limpeza Ypê é a líder de consumo da classe DE, com 86,9% de penetração e segunda colocada entre os públicos AB e C, com 94,1% e 92,2% de penetração, respectivamente.

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A Coca-Cola configura-se como a marca unanime e principal escolha entre os consumidores brasileiros e apresenta uma diferença mais clara entre os diversos públicos. Nas classes AB, a marca tem 88,8% de penetração, número que cai para 76,1% entre a DE. Ela subiu uma posição no ranking e aparece em segundo lugar entre as marcas preferidas das classes DE.

“As maiores diferenças entre marcas por classe social aparecem na cesta de alimentos, por isso marcas regionais são mais relevantes. Ao passo que a maior consistência entre os diversos públicos está na compra de produtos de limpeza” analisa Giovanna Fischer, Diretora de Marketing e Consumer Insights da Kantar.

O estudo da Kantar, após o levantamento dos dados pela Brand Footprint, gerou estatísticas interessantes que podem ser conferidas nas tabelas abaixo:

CLASSE AB: 

Posição  Marca Domicílios comprando ao menos uma vez (penetração1) Escolhas do consumidor (frequência) Atos de Compra (consumer reach points2 – Milhões) 
Coca-Cola 88,8% 12,4 162,0 
Ypê 94,1% 8,1 137,0 
Sadia 82,3% 6,9 89,0 
Italac 76,0% 6,7 83,0 
Colgate 87,7% 6,1 82,0 
Piracanjuba 78,1% 5,4 70,0 
Omo 80,0% 5,9 69,0 
Vigor 70,6% 6,8 68,0 
Nestlé 86,3% 5,6 67,0 
10 Itambé 64,4% 7,3 65,0 

CLASSE C  

Posição Marca Domicílios comprando ao menos uma vez (penetração) Escolhas do consumidor (frequência) Atos de Compra (consumer reach points – Milhões) 
Coca-Cola 85,7% 10,6 246,0 
Ypê 92,2% 7,9 240,0 
Italac 77,8% 6,4 148,0 
Colgate 86,3% 5,9 144,0 
Tang 70,5% 7,2 138,0 
Nissin 75,0% 6,2 126,0 
Qualy 71,9% 6,0 117,0 
Nescau 74,9% 5,4 115,0 
Soya 77,7% 5,2 111,0 
10 Piracanjuba 72,5% 5,1 110,0 

CLASSE D

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Posição Marca Domicílios comprando ao menos uma vez (penetração) Escolhas do consumidor (frequência) Atos de Compra (consumer reach points – Milhões) 
Ypê 86,9% 7,7 107,0 
Maratá 49,0% 10,4 95,0 
Vitarella 54,6% 9,3 88,0 
Coca-Cola 76,1% 8,0 82,0 
Colgate 87,8% 6,5 80,0 
Soya 84,3% 6,5 75,0 
Nissin 77,3% 6,5 68,0 
Italac 75,9% 5,6 61,0 
Sorriso 81,7% 5,4 60,0 
10 Tang 66,4% 6,2 56,0 

Fonte: Relatório Brand Footprint da Kantar. 

1 Penetração: % de domicílios que compram a marca ao menos uma vez.  

2 Consumer Reach Points (CRP) é a métrica da Kantar para classificar as marcas de maior sucesso através do número de vezes que elas são escolhidas pelos consumidores durante o ano.  

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