As marcas mais amadas pelos brasileiros de cada classe social

Com dados da Brand Footprint e levantamento elaborado pela Kantar, foi possível traçar um perfil de consumo das marcas mais presentes na vida do brasileiro de todas as classes 

Allan Gavioli

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SÃO PAULO – É evidente que, com orçamentos diferentes, os consumidores costumam priorizar marcas de acordo com seu nível socioeconômico. Apesar disso, o levantamento Brand Footprint, feito pela multinacional de painéis de consumo Kantar, encontrou algumas similaridades entre as escolhas dos brasileiros em geral.

Colgate, Ypê e Coca-Cola aparecem no Top 5 de marcas preferidas entre todas as classes sociais do país. A primeira é uma das marcas mais consolidadas entre as diferentes classes: quarta marca preferida da classe C com 86,3% de penetração, e a quinta das classes AB e DE com 88% de penetração em ambas.

Já a marca de nacional de produtos de limpeza Ypê é a líder de consumo da classe DE, com 86,9% de penetração e segunda colocada entre os públicos AB e C, com 94,1% e 92,2% de penetração, respectivamente.

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A Coca-Cola configura-se como a marca unanime e principal escolha entre os consumidores brasileiros e apresenta uma diferença mais clara entre os diversos públicos. Nas classes AB, a marca tem 88,8% de penetração, número que cai para 76,1% entre a DE. Ela subiu uma posição no ranking e aparece em segundo lugar entre as marcas preferidas das classes DE.

“As maiores diferenças entre marcas por classe social aparecem na cesta de alimentos, por isso marcas regionais são mais relevantes. Ao passo que a maior consistência entre os diversos públicos está na compra de produtos de limpeza” analisa Giovanna Fischer, Diretora de Marketing e Consumer Insights da Kantar.

O estudo da Kantar, após o levantamento dos dados pela Brand Footprint, gerou estatísticas interessantes que podem ser conferidas nas tabelas abaixo:

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CLASSE AB: 

Posição   Marca  Domicílios comprando ao menos uma vez (penetração1)  Escolhas do consumidor (frequência)  Atos de Compra (consumer reach points2 – Milhões) 
Coca-Cola  88,8%  12,4  162,0 
Ypê  94,1%  8,1  137,0 
Sadia  82,3%  6,9  89,0 
Italac  76,0%  6,7  83,0 
Colgate  87,7%  6,1  82,0 
Piracanjuba  78,1%  5,4  70,0 
Omo  80,0%  5,9  69,0 
Vigor  70,6%  6,8  68,0 
Nestlé  86,3%  5,6  67,0 
10  Itambé  64,4%  7,3  65,0 

CLASSE C  

Posição  Marca  Domicílios comprando ao menos uma vez (penetração)  Escolhas do consumidor (frequência)  Atos de Compra (consumer reach points – Milhões) 
Coca-Cola  85,7%  10,6  246,0 
Ypê  92,2%  7,9  240,0 
Italac  77,8%  6,4  148,0 
Colgate  86,3%  5,9  144,0 
Tang  70,5%  7,2  138,0 
Nissin  75,0%  6,2  126,0 
Qualy  71,9%  6,0  117,0 
Nescau  74,9%  5,4  115,0 
Soya  77,7%  5,2  111,0 
10  Piracanjuba  72,5%  5,1  110,0 

CLASSE D

Posição  Marca  Domicílios comprando ao menos uma vez (penetração)  Escolhas do consumidor (frequência)  Atos de Compra (consumer reach points – Milhões) 
Ypê  86,9%  7,7  107,0 
Maratá  49,0%  10,4  95,0 
Vitarella  54,6%  9,3  88,0 
Coca-Cola  76,1%  8,0  82,0 
Colgate  87,8%  6,5  80,0 
Soya  84,3%  6,5  75,0 
Nissin  77,3%  6,5  68,0 
Italac  75,9%  5,6  61,0 
Sorriso  81,7%  5,4  60,0 
10  Tang  66,4%  6,2  56,0 

Fonte: Relatório Brand Footprint da Kantar. 

1 Penetração: % de domicílios que compram a marca ao menos uma vez.  

2 Consumer Reach Points (CRP) é a métrica da Kantar para classificar as marcas de maior sucesso através do número de vezes que elas são escolhidas pelos consumidores durante o ano.  

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Allan Gavioli

Estagiário de finanças do InfoMoney, totalmente apaixonado por tecnologia, inovação e comunicação.