Aplicativo do Itaú (ITUB4) para de funcionar, e clientes reclamam nas redes sociais

Banco confirmou 'instabilidade' no acesso ao app e disse às 12h12 que o problema tinha sido resolvido; Itaú também se desculpou 'por qualquer inconveniente'

Equipe InfoMoney

(Divulgação)

Publicidade

Clientes do Itaú (ITUB4) não conseguiram acessar o aplicativo do banco na manhã desta terça-feira (31). Segundo diversos depoimentos, o app ficou totalmente fora do ar.

Procurado pelo InfoMoney, o banco afirmou inicialmente que “o acesso ao aplicativo do banco apresentou instabilidade” para clientes pessoa física, mas já estava “sendo restabelecido gradativamente e estará disponível para todos os clientes nos próximos minutos”.

Às 12h12, o Itaú afirmou em um novo comunicado que “o acesso ao aplicativo do banco já foi totalmente normalizado”. “O banco pede desculpas a seus clientes por qualquer inconveniente”.

Continua depois da publicidade

Antes de se posicionar oficialmente, o banco estava respondendo nas redes sociais os clientes que reclamavam de problemas no app (veja abaixo).

No site Dowdetector, os problemas começaram a ser relatados por volta das 10h. Eles saíram de 2 notificações às 9h46 para 249 às 10h01 e atingiram um pico de 1.677 às 10h31. Às 12h49, eles haviam caído para 17 reclamações.

Segundo a plataforma, 83% dos problemas apontados pelos usuários são de login no aplicativo para celular, 9% são de login no internet banking e 8% são de problemas no Pix (tipo de reclamação que era apenas 2% pela amanhã, mas foi aumentando ao longo do dia).

Continua depois da publicidade

Problemas no app do Itaú relatados no site Downdetector (Imagem: Reprodução)

Há indícios de que o problema foi generalizado, pois havia reclamações de que o aplicativo estava fora do ar em vários estados (como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais).

Um usuário relatou por volta das 10h30 que o aplicativo não estava abrindo. “No início da manhã abria, mas não dava de realizar operação nenhuma”, escreveu Luiz Antônio Pereira no Dowtector.

As reclamações eram parecidas no Twitter. Uma usuária afirmou que estava tentando abrir o app do Itaú desde as 9h30 para fazer um Pix, mas não conseguia. “Será que é geral ou eu que fui premiada?”.

Continua depois da publicidade