EXPERIMENTE!

Clique e experimente a
versão rápida do

Em minhas-financas / aposentadoria

Antecipação do 13º salário para aposentados é oficializada em decreto

Primeira parcela será paga em agosto e corresponderá a até 50% do benefício

Aposentadoria previdência investimentos fundos de pensão
(Shutterstock)

SÃO PAULO - O governo publicou no Diário Oficial da União desta terça-feira (17) o decreto que antecipa a primeira parcela do 13º salário dos aposentados para agosto. Até 50% do benefício poderá ser depositado neste primeiro pagamento.

A medida, de acordo com estimativa do governo, representará uma injeção de R$ 21 bilhões na economia. A outra parcela do abono anual será paga em novembro.

O documento entra em vigor na data de sua publicação. No ano passado, Temer assinou decreto semelhante para que aposentados e pensionistas recebessem a primeira parcela do 13º no final de agosto.

O direito ao 13º para aposentados é concedido a quem, durante o ano, recebeu benefícios previdenciários como aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade.

O benefício é temporário, então, a antecipação será calculada proporcionalmente ao período. Um benefício iniciado em janeiro e ainda em vigor em agosto terá o 13º terceiro salário calculado sobre oito meses. 

Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP.

Contato