Em minhas-financas / aposentadoria

Aposentadoria por contribuição agora é automática

Novidade faz parte das mudanças do INSS para "modernizar seus serviços"

Casal idoso
(Shutterstock)

SÃO PAULO - A aposentadoria por tempo de contribuição agora é concedida automaticamente, informou o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no último domingo (20). Antes, o segurado precisava ir a uma agência e levar seus documentos para formalizar o pedido. 

Para utilizar o serviço, basta acessar o "Meu INSS" através do site e clicar na opção "Aposentadorias Urbanas" e depois em "Aposentadoria por Tempo de Contribuição". O sistema irá então realizar uma busca para saber se já é possível conceder automaticamente o benefício. 

A novidade faz parte de uma série de mudanças que o INSS está adotando para "modernizar seus serviços e atendimento" e, segundo o instituto, em breve esse benefício passará a ser pedido também sem a necessidade de agendamento. 

Quando o pedido for automático, o cidadão fará a solicitação pela internet, telefone e, em último caso, na agência, e receberá diretamente o número do protocolo de requerimento, garantindo a sua vaga. O acompanhamento do pedido poderá então ser feito pelo site ou por telefone, através do número 135. O segurado só irá à agência se for chamado. 

Quer investir melhor o seu dinheiro da aposentadoria? Abra uma conta na XP

 

Contato