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INSS vai acabar com modelo tradicional de atendimento; saiba o que muda

Novos serviços estarão disponíveis a partir do dia 21 de maio

Aposentadoria
(Shutterstock)

SÃO PAULO - O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que está dando os primeiros passos para acabar com o modelo tradicional de atendimento e serviços, em que o segurado precisa agendar uma ida ao INSS para levar documentos e fazer o pedido do benefício. 

A partir do próximo dia 21, o segurado poderá acessar o "Meu INSS" através do site ou ligar para o telefone 135 e, ao invés de agendar uma data para ser atendido, o cidadão receberá direto o número do protocolo de requerimento, eliminando a etapa do agendamento. Feito o pedido, o cidadão consegue acompanhar o andamento pelo site ou pelo telefone e, somente se necessário, será chamado para ir à agência.

De acordo com o instituto, a medida vale inicialmente para os benefícios de Salário Maternidade e Aposentadoria por Idade urbanos. O objetivo é eliminar o tempo de espera, evitar que faltem vagas e, caso o cidadão precise ir à uma agência para apresentar algum documento, consiga horário em uma perto de sua residência.

Além disso, diversos serviços que antes eram realizados somente no atendimento espontâneo, poderão ser realizados a partir do dia 24 de maio, com data e horário marcados através do site ou telefone 135. A lista dos novos serviços agendáveis pode ser encontrada abaixo:

  • Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País
  • Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de DIRF
  • Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes
  • Atualizar dados cadastrais do beneficiário
  • Alterar meio de pagamento
  • Cadastrar Declaração de Cárcere
  • Transferir Benefício para outra Agência
  • Desistir de Aposentadoria
  • Cadastrar ou Renovar Procuração
  • Cadastrar ou Renovar Representante legal
  • Reativar Benefício
  • Renunciar cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão
  • Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário
  • Cadastrar ou atualizar dependentes para Salário-família
  • Suspender Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para inclusão no mercado de trabalho
  • Reativar Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência suspenso por inclusão no mercado de trabalho
  • Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido
  • Desbloqueio do Benefício para Empréstimo
  • Emitir Certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS
  • Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte 

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