Homem que se aposentou aos 34 lista bons motivos para você começar a poupar agora

Ele conquistou a independência financeira de maneira bastante objetiva: economizando e investindo 

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Se aposentar antes dos 40 anos é o sonho de muita gente, mas poucos conseguem realizá-lo. O blogueiro Crazy Kicks – ele usa esse pseudônimo pois não gosta de revelar seu nome verdadeiro – trabalhou como engenheiro, mas conseguiu atingir a independência financeira aos 34 anos e hoje administra um blog de viagens.

Segundo ele, se aposentar cedo exige uma visão de longo prazo que nem todo mundo tem. Muitas pessoas acham que vão precisar abrir mão de muita coisa agora para guardar dinheiro para a aposentadoria e acabam deixando sempre para depois. Segundo ele, o problema dessa linha de raciocínio é que as pessoas não valorizam o futuro e só pensam no curto prazo.

Ao Business Insider, Crazy Kicks listou 5 motivos pelos quais você deve guardar dinheiro para aposentadoria e para o futuro.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

1. Você não sabe quais serão os rumos da sua carreira daqui alguns anos

“No início da minha carreira de engenheiro eu aprendia sobre helicópteros e participava de simulações de voo. Eu pilotei inclusive um avião de teste e gostava muito do que fazia. Naquele momento, pensei que era um trabalho que eu poderia fazer pelo resto da minha vida. Dez anos depois eu fui promovido a engenheiro responsável pelo avião. Mas um software de piloto automático que desenvolvi deu problema. Era um domingo, e foi um dos dias mais estressantes da minha vida”, conta o blogueiro.

Ele explica que à medida que as responsabilidades se acumulavam, seu novo ritmo de trabalho não era nada agradável. “Comecei a invejar os novos engenheiros e desejei meus dias como estagiário. Dez anos depois eu estava no mesmo lugar, mas era uma pessoa completamente diferente e eu queria mudar”, afirma.

Continua depois da publicidade

A partir disso, ele entendeu que não tem como prever os rumos da carreira e que se preparar para o que pode vir a acontecer é muito importante. “Não é possível saber nem se seu emprego será o mesmo daqui dez anos. Então poupe uma quantia para não ficar dependente do trabalho para sempre”, aconselha.

2. Você deveria realizar seus sonhos

Um benefício de estar no caminho da independência financeira é cada vez menos depender de um salário – e do emprego. Kicks conta que depois que se decepcionou com sua função no trabalho, mudou para o departamento de pesquisa e desenvolvimento da empresa. “Não precisava de dinheiro extra ou estresse. Então negociei para trabalhar em casa um dia por semana, e comecei a usar calças jeans e tenis no escritório. Comecei a me divertir novamente”, diz.

Nessa nova fase, um dia, um de seus amigos informou que estava com câncer e o maior sonho dele era visitar a Capela Sistina, no Vaticano, mas não poderia devido a doença – e ao trabalho.

“Eu sabia que ele não poderia ir. Seus dias de folga estavam reservados para os tratamentos. E seu salário pagava as contas. Eu gostaria que ele pudesse ter deixado seu trabalho e tivesse passado seus últimos dias fazendo o que queria”, revela.

Poupando dinheiro desde cedo você pode ter a oportunidade de realizar mais sonhos quando for mais velho.

3. Você pode não saber exatamente o que quer no futuro

Kicks passou anos guardando dinheiro e investindo. Com base em seus gastos, depois de ter investimentos suficientes para se aposentar e parar de trabalhar, decidiu sair do emprego. Aos 34 anos, a questão de “continuar a trabalhar ou não” deixou de ser hipotética.

“A princípio eu pensei que gostava do trabalho na área de pesquisas e que era ingênuo desistir de um bom salário. Mas quando eu realmente tive a opção de largar o trabalho e me aposentar, eu optei por largar tudo”, conta.

Você não sabe quais serão suas vontades e reações daqui um tempo. Você pode se surpreender com o que fará quando acontecer na vida real. Poupando, você provavelmente terá opções quando precisar tomar decisões financeiras.

4. Sua saúde pode não permitir que você aproveite a vida no futuro

“Quando deixei meu trabalho, meu vizinho também se aposentou na mesma época. Ele tinha trabalhado na imprensa por muito tempo e era bem mais velho do que eu. Ele manteve uma rotina semelhante em casa, só que não trabalhava mais. Um ano depois vi uma ambulância na frente de sua casa. Sua saúde declinou rapidamente”, diz Kicks.

Depois de trabalhar por décadas, a aposentadoria pode ser um evento traumático. Por mais que você ganhe liberdade, também pode não se adpatar à nova rotina. Isso pode levar à depressão e até mesmo afetar sua saúde física. “Eu vi muitos aposentados voltarem ao trabalho simplesmente porque eles não sabem o que fazer em casa. Eles têm problemas para encontrar novos objetivos”, afirma o blogueiro.

Todo mundo deveria fazer o máximo para se aposentar mais cedo, enquanto ainda pode se adaptar, pode aprender coisas novas ou mesmo começar uma outra carreira se quiser. Com a idade fica difícil mudar suas persptivas e hábtios. “Há muito para ver, aprender e fazer. Não deixe o salário comandar sua vida”, aconselha Kicks.

5. Você merece a independência financeira

Todo mundo deveria alcançar a indepedência financeira. Mesmo que você goste do seu trabalho agora, um dia você pode odiar. Talvez você mude de carreira, ou perceba que há coisas na vida que quer fazer e ver, e que o trabalho e suas regras não são o mais importante.

“Enquanto você está bem, trabalhando e cuidando da vida financeira cotidiana, para o futuro você pode ter planos mais ousados. Se organize e guarde dinheiro para aproveitar a vida mais para frente”, diz Kicks.

Planilha Gratuita

Como calcular 13º, férias e rescisão?

Baixe uma planilha gratuita que te ajuda com as contas de salário, descontos e cálculos demissionais

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.