Avaliando novo veto, governo monta plano B para aposentadoria

.A ideia é tomar essa fórmula e transformá-la no equivalente a 90/100 - que traria o impacto para a Previdência para algo semelhante ao da regra atual, do fator previdenciário

Felipe Moreno

Publicidade

SÃO PAULO – O texto de uma nova medida provisória para criar uma fórmula progressiva de cálculo das aposentadorias já está sendo discutido pelo governo de Dilma Rousseff, afirma a Folha de S.Paulo. A ideia da presidente é vetar a fórmula 85/95, que foi aprovada no Congresso. 

A ideia é tomar essa fórmula e transformá-la no equivalente a 90/100 – que traria um impacto para a Previdência semelhante ao da regra atual, do fator previdenciário. A fórmula 85/95 significa que uma mulher e um homem podem se aposentar, pelo valor integral, quando a soma da idade e tempo de contribuição atingir 85 (para mulheres) ou 95 (para homens). 

Contudo, o governo está sendo pressionado pelas centrais sindicais a aceitar o texto aprovado pelos congressistas na íntegra. O discurso oficial tem sido de que a presidente ainda não tomou uma decisão final sobre o veto, mas estima-se que a tendência é de que ela vete.