SP: 30% das famílias do Grande ABC contam com os idosos para pagar contas de casa

o ano passado, a região tinha cerca de 800 mil residências, sendo que 280 mil com moradores da terceira idade

Karla Santana Mamona

Idoso segura bengala (ilustração)

Publicidade

SÃO PAULO – Um levantamento realizado pelo Inpes-USCS (Instituto de Pesquisas da Universidade Municipal de São Caetano) revelou que 30% das famílias do Grande ABC, em São Paulo, contam com a renda dos idosos (pessoas com mais de 60 anos) para pagar as contas de casa.

No ano passado, a região tinha cerca de 800 mil residências, sendo que 280 mil com moradores da terceira idade. Do total, 240 mil complementavam pelo menos um quarto do orçamento com a renda dos mais velhos.

Para se ter ideia da importância da participação da terceira idade no orçamento familiar da região, 102 mil casas dependiam 100% do salário deles e 171 mil precisavam de pelo menos 50% de contribuição dos idosos. Neste grupo estão incluídas casas compostas só por idosos e aquelas em que eles estão presentes.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Na casa dos pais
O coordenador do Inpes-USCS, Leandro Prearo, explica que os mais velhos acabam indo morar nas casas dos mais novos, ou os filhos voltando ao lar dos pais. “Pensando em economia das famílias, isso mostra a importância que a renda dos idosos tem. A maioria da região conta com ela.”

Ele acrescenta ainda que há uma troca natural, muito mais por carinho e cuidado com os parentes, do que propriamente servir como apoio financeiro.“Por outro lado, esse idoso está recebendo suporte social. Está amparado emocionalmente. Tem suporte de atenção à sua saúde morando junto com os filhos.”