Aneel pode antecipar para 2013 sistema de bandeiras tarifárias

Sistema de bandeira tarifária avisará o consumidor que as condições gerais do sistema implicarão em uma energia mais cara ou mais barata no futuro

linhas-de-transmissao-de-energia-eletrica-2
linhas-de-transmissao-de-energia-eletrica-2

Publicidade

SÃO PAULO (Reuters) – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pode antecipar para este ano a aplicação do chamado sistema de bandeiras tarifárias, em meio a reclamações de distribuidoras de energia sobre perda de caixa gerada por custo mais alto da eletricidade produzida por usinas térmicas.

O diretor da Aneel Romeu Rufino afirmou nesta terça-feira que o sistema é “uma das possibilidades” que estão em discussão pela agência.

O sistema de bandeiras tarifárias está programado para entrar em vigor em 2014. Ele consiste em uma espécie de alerta na conta de luz, avisando o consumidor que as condições gerais do sistema implicarão em uma energia mais cara ou mais barata no futuro, numa tentativa de fazer o usuário programar melhor seu consumo.

Rufino disse que na próxima quinta-feira haverá uma reunião da Aneel com distribuidoras para tratar de reclamação das empresas de que a compra de energia mais cara das térmicas está afetando seus fluxos de caixa.

(Por Leonardo Goy)