Anac abre audiência pública sobre check-in compartilhado

Empresas que estiverem com balcões e totens de check-in vazios deverão disponibilizar o espaço para empresas com maior fluxo de passageiros

SÃO PAULO – A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) abriu nesta sexta-feira (5) uma audiência pública sobre a proposta de compartilhamento das áreas de check-in nos aeroportos brasileiros.

A medida pretende reduzir filas e tempo de espera para o embarque nos horários de pico, evitando atrasos e proporcionando mais conforto aos passageiros.

De acordo com a Agência, esse ganho de qualidade será possibilitado pelo melhor aproveitamento da infraestrutura aeroportuária, por exemplo, no caso de um balcão de uma determinada empresa aérea estar livre em um horário de grande movimento, outra companhia poderá utilizar o espaço para realizar o check-in de seus passageiros.

PUBLICIDADE

O compartilhamento, que inclui tanto os guichês quanto os totens de autoatendimento existentes, já é aplicado com sucesso em diversos países, como Estados Unidos, Canadá, Austrália e membros da União Europeia. Caberá ao operador do aeroporto decidir pelo compartilhamento das instalações e sistemas de atendimento.

Audiência
Para participar da audiência pública, os interessados devem preencher suas sugestões no formulário encontrado no site da Anac (www2.anac.gov.br/transparencia/audienciasPublicasEmAndamento.asp) e encaminhá-lo por e-mail (gtns.gnps.sia@anac.gov.br) até as 18 horas do dia 4 de setembro de 2011. As propostas serão avaliadas e, se aprovadas, incluídas na versão final da resolução.