Ainda não recebeu valor da restituição do IR23? Veja em quais casos o lote extra será pago

Declarações que foram regularizadas ou liberadas da malha pela Receita podem estar no lote residual, que será depositado em 31 de outubro

Giovanna Sutto

Dinheiro na carteira (Brenda Beth/Getty Images)
Dinheiro na carteira (Brenda Beth/Getty Images)

Publicidade

A Receita Federal pagará na próxima terça-feira (31) um lote residual de Imposto de Renda no valor de R$ 643.259.756,29 e 354.509 contribuintes serão beneficiados. O InfoMoney entrou em contato com o Fisco para entender em quais casos o crédito do valor acontece, considerando que o pagamento oficial dos lotes do IR 2023 acabaram em setembro.

Em nota, a Receita explicou que o lote residual geralmente contempla:

Assim, se você ainda não recebeu os valores da restituição, mas se enquadra em um desses casos, provavelmente receberá os valores na próxima semana.

Confirmação do pagamento

Apesar das situações mencionadas pela Receita, para confirmar se foi contemplado, o contribuinte deve acessar o site da Receita, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.

Se a informação que aparecer for “em fila de restituição”, significa que o contribuinte está no aguardo dos recursos.

Por outro lado, quando aparecer uma mensagem relacionada com “enviado crédito para o banco” significa que o contribuinte foi contemplado. Neste caso, o contribuinte também vai encontrar a informação de forma objetiva, indicando que o dinheiro estará disponível no dia 31 de outubro.

Continua depois da publicidade

Como receber o pagamento?

O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave Pix.

Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, acessando o site ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Continua depois da publicidade

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Giovanna Sutto

Jornalista com mais de 6 anos de experiência na cobertura de finanças pessoais, meios de pagamentos, economia e carreira. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.