Queda de braço

Aéreas e operadoras de telefonia firmam acordo, e implantação do 5G nos Estados Unidos é adiada para 19 de janeiro

Setor aéreo alerta que a tecnologia pode interferir nos equipamentos das aeronaves; processos serão revistos para garantir a segurança dos voos pós-5G

Por  Dhiego Maia -

As companhias aéreas americanas e as operadoras de telefonia chegaram a um acordo sobre a implantação do 5G nos Estados Unidos. Os setores entraram em contenda recente devido à suposta possibilidade de interferência da tecnologia de quinta geração, assim que implantada, em equipamentos das aeronaves.

O acordo, anunciado nesta última segunda-feira (3), selou a paz. Ele prevê o adiamento da instalação da tecnologia para a partir de 19 de janeiro e não mais nesta quarta (5). O período será usado para uma revisão dos procedimentos de instalação das antenas nas áreas que pertencem aos aeroportos do país.

O Departamento de Transportes dos Estados fez a ponte entre as companhias aéreas e as operadoras de telefonia AT&T e Verizon, que adquiriram, por cifras bilionárias, o direito de explorar o 5G nos Estados Unidos.

As empresas do setor aéreo americano já se preparavam para ingressar com ações na Justiça para conseguirem este adiamento, além de modificações técnicas na implantação da rede de conexão de alta velocidade.

Com o acordo selado, as duas próximas semanas serão usadas para que a FAA (órgão da aviação federal dos Estados Unidos) revise os procedimentos adotados para que a instalação das antenas do 5G não interfira na segurança dos voos. A AT&T e a Verizon ganharam a concessão da frequência de 3,7 GHz a 3,8 GHz nos Estados Unidos.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, saudou o acordo que permitirá a implantação de um nova tecnologia 5G em duas semanas, evitando uma crise de segurança da aviação.

Biden disse que o trato garante que não haverá interrupções nas operações aéreas nas próximas duas semanas “e nos coloca no caminho certo para reduzir substancialmente as interrupções nas operações aéreas quando a AT&T e a Verizon lançarem o 5G em 19 de janeiro”.

Com informações da Reuters.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cadastre-se na IMpulso e receba semanalmente um resumo das notícias que mexem com o seu bolso — de um jeito fácil de entender:
Concordo que os dados pessoais fornecidos acima serão utilizados para envio de conteúdo informativo, analítico e publicitário sobre produtos, serviços e assuntos gerais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados.
check_circle_outline Sua inscrição foi feita com sucesso.
error_outline Erro inesperado, tente novamente em instantes.
Compartilhe