Publicidade
SÃO PAULO – Tocar bateria por 90 minutos gasta a mesma quantidade de energia que um jogo de futebol. É o que constatou pesquisa feita pela Universidade de Chichester, em conjunto com a Universidade de Gloucestershire, na Inglaterra.
Segundo o estudo, um baterista de uma banda de rock gasta o mesmo número de calorias que um jogador de futebol profissional durante uma partida. Ambos consomem entre 400 a 600 calorias por hora, enquanto praticam essas atividades.
Da mesma forma, os batimentos cardíacos de um baterista e de um jogador ficam no mesmo nível, de até 190 batimentos por minuto.
Planejamento financeiro
Baixe gratuitamente!
Participação de baterista
Para chegar a esses resultados, a pesquisa teve a participação do baterista da banda Blondie, Clem Burke, durante oito anos. Nesse período, os cientistas colocaram equipamentos para medir seus batimentos cardíacos, consumo de oxigênio e níveis de ácido lático no sangue, enquanto tocava em shows.
Para os pesquisadores, esses profissionais devem ter um bom preparo físico, até porque, ao contrário dos jogadores, que costumam participar de partidas uma ou duas vezes por semana, eles chegam a tocar todos os dias, principalmente quando estão em turnê.