Riqueza

A semente de ouro: o segredo para o sucesso financeiro, segundo o Primo Rico

Em live de quase 3 horas, o especialista em investimentos Thiago Nigro conversou com 5 dos maiores empresários do país; confira os melhores momentos

Foto: Pixabay
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Qual é o verdadeiro segredo para virar a chave da sua vida e, finalmente, alcançar sua tão sonhada liberdade financeira? Essa foi a pergunta que Thiago Nigro, o Primo Rico, buscou responder neste sábado (12) em live que reuniu mais de 50 mil pessoas no Youtube. Clique aqui para participar da próxima live, que acontece hoje.

Foram quase 3 horas de conteúdo sobre finanças, com a participação de 5 grandes empresários do país: Alexandre Birman, CEO da Arezzo&Co, Guilherme Benchimol, CEO da XP Inc., Flávio Augusto, criador da Wise Up, e João Adibe Marques, da farmacêutica Cimed.

“Estamos todos em busca de uma só resposta: afinal, qual é a semente de ouro do sucesso financeiro? Qual é o verdadeiro segredo para conseguir prosperar e aprender a produzir dinheiro?”, questionou Nigro durante a transmissão.

O especialista em investimentos contou a história de quando visitou uma fazenda de milho pela primeira vez. Segundo ele, João, o fazendeiro, explicou a ele o básico sobre o processo de germinação do milho.

“Ele me disse que cada grão de milho é uma semente e que cada espiga costuma ter em média 500 sementes. Ele me disse também que, em um pé de milho, brota algo em torno de uma a três espigas, e que demora cerca de 90 dias para amadurecer”, contou Nigro.

Com esses números em mente, Nigro fez uma analogia simples: se João plantar uma semente de milho, em 90 dias, essa única semente se transformará em cerca de 1000 sementes. Se ele repetir esse processo mais uma vez e semear as 1000 sementes, em mais 90 dias, ele terá 1 milhão de sementes.

“É um crescimento exponencial, mas, para alcançá-lo, o fazendeiro precisou ter escolhido não comer aquela única sementinha que ele tinha lá no início”, reflete.

“A grande sacada é que tudo derivou de uma única semente. Então, no meio da crise, no meio do desespero, você só precisa de uma semente para manter a esperança e conseguir evoluir depois que isso tudo passar.”

Neste domingo (12), Thiago Nigro fará mais uma live especial no YouTube. Para ser avisado de graça, basta clicar aqui.

Para Nigro, essa semente de ouro (aquela que deu início a todo o processo de multiplicação exponencial do fazendeiro) teve uma origem: as conexões que ele fez ao longo da vida e que o ajudaram a conquistá-la.

E, para ajudar as pessoas a criarem conexões que podem gerar bons frutos, Nigro conversou com alguns dos maiores empresários do país sobre o que eles acreditam ser fundamental para alcançar o sucesso. Confira a seguir os principais momentos:

Alexandre Birman, CEO da Arezzo&Co

“Meu pai nunca acreditou que você deve montar um negócio apenas para ganhar dinheiro. Para ele, seu propósito deve se concentrar sempre em construir algo perene. O dinheiro é apenas consequência disso.”

“Nós nunca tomamos uma decisão mirando no agora. Nossas metas são sempre voltadas para o longo prazo. Nós não fazemos negócio, nós construímos um negócio. Permita-se retroceder. Às vezes é melhor você dar alguns passos para trás, para depois conseguir caminhar vários para frente de novo.”

“Adapte-se, adapte-se e adapte-se de novo. Nós já vínhamos nos preparando para uma possível crise há um tempo e isso tem ajudado muito a empresa a enfrentar este momento. Por isso, é fundamental buscar ser flexível e se adaptar a qualquer cenário que você possa vir a enfrentar.”

Guilherme Benchimol, CEO da XP Inc.

“O primeiro passo para alcançar o enriquecimento financeiro é saber economizar, o segundo é saber investir o próprio dinheiro. O terceiro, por sua vez, é fazer sobrar mais dinheiro ainda.”

“Para ser um empreendedor de sucesso, é preciso ser muito obstinado, para saber levantar dos muitos tombos que você vai levar, e conseguir aprender rápido, para ir corrigindo suas rotas à medida que as coisas vão acontecendo.”

“Ninguém nasce sabendo tudo. Quanto mais conectado às pessoas, mais você consegue aprender e mais você consegue c­olher as melhores práticas do mercado.”

“Todo mundo precisa aprender a dividir. Eu não acho que exista um exército de um homem só e, se hoje eu estou onde estou, é porque eu aprendi a dividir meu sonho com outras pessoas.”

Para participar das próximas lives do Desafio 21Dias, do Primo Rico, entre agora para o canal do Telegram.

Flávio Augusto, criador da Wise Up ­

“Todo empreendedor precisa ter em mente o conceito de equity. Eu brinco que equity é quando presente e futuro se misturam. Você compra o futuro e traz ele para o presente, só que de brinde você ganha o resto da sua vida. Você calcula no presente tudo aquilo que você ganharia no futuro com aquele negócio e, com essa grana na mão, você faz o futuro acontecer.”

“Todo negócio precisa vender, seja sua ideia ou seu produto mesmo. Quando você junta a venda com o fator equity, seu negócio assume um valor exponencial.”

“Quando você trabalha para uma empresa, você vende seu tempo e, quando você é empreendedor, você vende seu produto ou serviço. A diferença é que tempo você não pode multiplicar, mas produto e serviço sim. Por isso que empresários bem-sucedidos ganham bastante dinheiro”

“Uma das maiores barreiras para as pessoas, principalmente para quem vem das periferias, é descobrir o seu valor. Essa foi a minha história também, então, a semente de ouro da minha vida foi descobrir que eu era capaz de realizar qualquer coisa que eu quisesse, desde que eu estivesse disposto a pagar o preço necessário.”

“Acreditar que você pode fazer qualquer coisa não garante que você vai chegar longe. Mas, acreditar que você não tem valor é a garantia de que você não vai chegar a lugar nenhum.”

Para participar das próximas lives do Desafio 21Dias, do Primo Rico, entre agora para o canal do Telegram.

João Adibe Marques, da farmacêutica Cimed

“O sucesso, para mim, é consequência de uma trajetória regada a foco, responsabilidade, direcionamento e comprometimento.”

“Todo meu sucesso é derivado da disciplina. Costumo dizer que o sucesso não aceita preguiça, e essa é a verdade. Não adianta você querer colher os frutos daquilo que você não plantou.”

“O vendedor é o maior profissional do mundo. Se você souber vender em escala e trabalhar muito, o mundo é seu.”

“Nós começamos a nos preparar para essa crise da Covid-19 lá em dezembro, quando começamos a ver as primeiras movimentações na China. Então, a lição que tiramos disso é que prevenção é tudo. Você precisa estar alerta a toda e qualquer ameaça para ter tempo para se preparar para quando ela chegar.”

A transmissão do Primo Rico faz parte do Desafio de 21 Dias, uma sequência de conteúdos compartilhados ao vivo por Thiago Nigro ao longo de três semanas, com o objetivo de ajudar as pessoas a alcançarem sua liberdade financeira. Para ser notificado sobre as próximas lives do desafio, clique aqui.