Prevenção

70% das pequenas e médias empresas brasileiras não têm seguro

PMEs são 99,1% das 5,1 milhões de companhias do País; segmento representa 44% do total do mercado de seguros

SÃO PAULO – O setor de pequenas e médias empresas representa 99,1% das 5,1 milhões empresas do País. No entanto, poucas se preocupam com a segurança de bens e da equipe. Aproximadamente 70% das PMEs não têm qualquer tipo de seguro, colocando em risco o futuro de suas operações.

Em 2010, por exemplo, 22% das PMEs com até dois anos de vida encerraram suas atividades, número que poderia ser bem menor, caso houvesse um melhor planejamento preventivo de seguros.

De acordo com dados da RSA Seguros, esse segmento representa 44% do total do mercado de seguros, com R$ 16 bilhões em prêmios, sem considerar os produtos de seguro saúde e previdência. Só o setor de pequenas empresas é responsável por R$ 5,4 bilhões em prêmios de seguro.

Entre os principais pontos de preocupação do pequeno e do médio empresário estão o acirramento da concorrência, as taxas de crédito, a reorganização dos negócios e a estratégia de expansão. Também aparecem nessa lista o investimento em governança para minimizar riscos para seu negócio, o gerenciamento de serviços, o relacionamento com clientes e os processos de inovação.