5 dicas para fazer da sua aposentadoria uma grande fase profissional

Se, por um lado, a aposentadoria traz sensação de alívio, liberdade e dever cumprido, por outro, há vazio e falta de perspectiva em relação ao futuro

Giovanna Sutto

Ilustração sobre aposentadoria

Publicidade

SÃO PAULO – Depois de mais de 30 anos trabalhando, quando finalmente chega a hora da aposentadoria uma onda de sentimentos parecem tomar conta da sua vida. Se por um lado há a sensação de alívio, liberdade e dever cumprido, por outro, há o vazio e a falta de perspectiva em relação ao futuro.

A própria sociedade impõe isso ao dizer que o trabalho dignifica o homem. Começa então a cruzada das pessoas com mais de 60 anos em busca da carreira perdida. Mas o que fazer com o medo do desconhecido e a falta de direcionamento na busca por uma recolocação profissional?

A linguista, Vivian Rio Stella, diretora da VRS Cursos, dá 5 dicas para quem deseja dar um rumo à vida profissional depois da aposentadoria. 

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

1. Abra-se para o novo

Para conseguir se readequar no mercado profissional depois de aposentado, é importante estar aberto para as novidades, estar disposto a aprender mais coisas e a desenvolver novas competências. Apesar de toda a sua experiência, há muito o que aprender ainda. Isso inclui cursos de capacitação, aprender a usar aplicativos e novidades do mercado. Só envelhece quem para de aprender coisas novas!

2. Priorize o que ama fazer

Continua depois da publicidade

Nessa fase da vida, o compromisso de ter e ser é muito menor, então por que não aproveitar a leveza desse novo momento para descobrir ou fazer algo que sempre quis? Se achar que tem muitas opções, elenque e priorize a que mais te dá prazer e energia. Além disso, é possível empreender a partir de um hobby, fazer um curso na área que sempre te interessou, mas que você nunca teve oportunidade ou tempo.

3. Sem medo de recomeçar

Existem pessoas que estão dispostos a aprender e sabem o que amam fazer, mas sentem um enorme receio de agir para colocar suas vontades e ideias em prática. Muitos CEOs e empreendedores obtiveram sucesso depois dos 50 e 60 anos. A idade pouco importa se você estiver pronto e sem medo de arriscar e começar algo novo. Portanto, dê o primeiro passo, por mais tentador que seja ficar paralisado diante do medo de recomeçar.

4. Não compare o incomparável

Muitos profissionais bem-sucedidos em certas áreas, quando se aposentam, pretendem trabalhar ganhando a mesma coisa (ou mais) ou mantendo o mesmo status de antes de se aposentar.

Mas essa comparação não se faz jus nessa fase da vida. Por que não encarar o novo momento com menos cobrança e stress e com mais abertura às oportunidades e à chance de se manter ativo e em constante desenvolvimento?

5. Coexista além da sua geração

Para se manter atualizado e sempre alerta com as novidades, uma dica é conviver com pessoas de diferentes idades, é uma chance de trocar experiências diversificadas e muito positivas. Pré-julgamentos ou embates de valores entre gerações só servem para criar barreiras, gerar conflitos e perder chances de aprender e fazer coisas incríveis.

Planilha Gratuita

Como calcular 13º, férias e rescisão?

Baixe uma planilha gratuita que te ajuda com as contas de salário, descontos e cálculos demissionais

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.