44% dos brasileiros tinham prestação para pagar em janeiro

Entre as prestações, 60% disseram que era o pagamento de carnê e 37% de cartão de crédito

Karla Santana Mamona

Casal calcula as despesas de casa

Publicidade

SÃO PAULO – Uma pesquisa realizada pela Fecomércio-RJ (Federação do Comércio do Rio de Janeiro) revelou que o número de brasileiros que pagaram algum tipo de parcelamento apresentou recuo entre os meses de janeiro de 2012 e 2013.

No começo deste de 2012, 44% dos consumidores pagavam algum tipo de prestação. No ano passado, o percentual era de 45%.

Entre os que tinham que pagar algo no último mês, 60% disseram que era o carnê, enquanto 37% declararam que era o cartão de crédito. Outros 7% informaram que estavam pagando um empréstimo feito em financeira e mesma quantidade de empréstimos feito nos bancos.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Os motivos que levam os brasileiros a fazerem prestações estão a aquisição de eletrodoméstico, com 32%, estimulado do governo à linha branca via redução no IPI, a compra de artigos do vestuário (30%), aquisição de eletrônicos (19%), veículo (17%), móvel (12%) e pagamento de dívidas (11%).

Orçamento
O estudo também analisou o orçamento familiar dos entrevistados. Para 52% dos brasileiros, o rendimento do mês seria a conta certa para o pagamento de todas as despesas. Outros 28% disseram que haveria sobra e para 18% faltaria dinheiro para pagar todas contas.

Pelos planos do brasileiro com algum dinheiro extra, a sobra no orçamento será poupada para gastar no futuro por 34%, 18% informaram que guardarão o dinheiro para o caso de necessidade futura, 16% gastarão com alimentação, 8% reformarão a casa e 8% pagarão uma conta ou prestação.